Terça-feira, 16 de maio de 2017 - 5ª Semana da Páscoa
João 14,27-31a
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 8Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29 Disse-vos isto agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30 Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31a mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Queremos a paz? Então, se todos queremos a paz, por que não a temos? Será que dentro de nós o desejo de guerra, de confusão e de vingança não é mais forte? Como está a Paz em minha casa, em meu ambiente de trabalho? Como vai meu instinto de vingança? Precisamos refletir essas realidades profundamente... E temos a graça de ter um Deus que é Deus da Paz e que nos dá a Paz verdadeira: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Quem de verdade é de Deus e pertence a Deus, não deveria ter no coração outro sentimento a não ser o sentimento de Cristo Jesus. Oferecer a paz de Cristo é oferecer o que tem de mais perene. A paz do mundo é passageira, é interesseira... Termina sempre nos acordos que nunca se cumprem... Deixemos que a Paz que vem do coração de Deus tome conta de nossos corações, tantas vezes atribulados por coisas que não fazem sentido para o nosso viver cotidiano. Procuremos ser instrumentos de paz onde quer que nos encontremos. Paremos de nos meter na vida dos outros. Vamos conter em nós os desejos mundanos. São eles que geram as confusões internas e externas. Procuremos ser pessoas fortes na luta contra o mal. Sejamos valorosos defensores da paz que vem de Deus e, depressa veremos a ação de Deus acontecendo sobre nós.
Oração
Senhor Jesus, Príncipe da paz, ajuda-me a ser pessoa de paz. Serve-Te de mim como instrumentos de paz nas tantas situações de conflito. Transforma meu coração ferido, tantas vezes levado pelo desejo de vingança, ódio e rancor. Educa-me para o perdão que reconcilia, acolhe e supera toda mágoa recebida. O meu compromisso pela paz não caia no sentimentalismo vazio de atitudes. Ajuda-me a dar testemunho da paz com atitudes concretas de reconciliação. Que em mim o perdão supere o ódio a vingança dê lugar à reconciliação. Dá-me, Jesus, o dom maravilhoso de Tua paz. Derrama abundantemente Tua paz sobre os casais, sobre os filhos e sobre todas as famílias. Meu coração, curado pela Tua graça, se agigante na arte de perdoar, acolher e reconciliar. Amém
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito exercício de perdão.
Aceita meu abraço fraterno.
Padre Renato dos Santos – SDB