Sexta-feira, 26 de maio de 2017 – São Filipe Néri.
João 16,20-23a
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21 A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo. 22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23a Naquele dia, não me perguntareis mais nada”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus tem a sensibilidade à flor da pele. Ele prepara o coração dos discípulos com serenidade e ternura, apontando sempre para o essencial: a ressurreição, que encherá os corações de alegria e suplantará toda dor e todo sofrimento. É natural no coração humano a atitude de não querer separar-se de quem se ama. Quem é do bem, não fica feliz com a morte de ninguém. Contudo, quem é do mal, quem vive pelo poder do mal, fica muito feliz com a morte dos outros. Isso aconteceu com os inimigos de Cristo. Ficaram muito felizes com sua morte. Mas não sabiam que a vitória final da vida sobre a morte estava nos planos divinos. Deus sempre será Deus da vida, do amor, do perdão, da acolhida, da misericórdia, etc. Não fosse assim, Ele não seria Deus. Todavia, Ele nos garante com veemência: “vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”. Para que isto aconteça, basta acreditar, verdadeiramente, no dado central da nossa fé: a Ressurreição. Quem crê na ressurreição, não se aflige com os sofrimentos passageiros da vida. A ressurreição será sempre a palavra de ordem, para tudo. Diante da força e do poder da ressurreição, todo e qualquer sofrimento perde sua consistência. Diante da ressurreição de Cristo, a força e o poder do mal são totalmente destruídos. A vitória final sempre será de Cristo. O mal nunca conseguirá vencer o bem.
Oração
Senhor Jesus, vencedor do mal e da morte, alimenta meu coração fragilizado por tantos percalços que a vida me traz. Faze que nada neste mudo me abale a ponto de perder a maior riqueza da minha vida: a fé na Tua ressurreição. Que a força e o poder da Tua ressurreição me encante, diariamente, para ser testemunha crível da Tua sagrada presença em meu existir cotidiano. Ajuda-me a ser perseverante no bem, não obstante todas as dificuldades que preciso enfrentar. Livra-me dos males que me rodeiam tentando me derrubar. A força e o poder da Tua ressurreição me façam lutar cada vez mais pela transformação do mundo. Contigo e, somente Contigo, serei vitorioso(a). Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Quero desejar-te um maravilhoso final de semana, vivido intensamente com teus familiares e amigos. Não te esqueças de privilegiar a participação na Eucaristia ou no Culto Dominical em tua programação pessoal.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - SDB