Segunda-feira, 10 de julho de 2017 - 14ª Semana Comum
Mateus 9,18-26
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
18 Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.19 Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20 Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21 Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22 Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse:“Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23 Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24 e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25 Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26 Essa notícia espalhou-se por toda aquela região. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Não podemos jamais esquecer que Deus é a fonte da vida. Não é sem motivo que o próprio Jesus nos diz explicitamente que "veio para que todos tenham vida e a tenham em plenitude". (Jo 10,10) Deus pode tudo, até ressuscitar mortos, quanto mais curar alguém de uma enfermidade. Para Jesus, nada é impossível. Deus sempre será Deus da vida. Contudo, a doença, as angústias, os sofrimentos fazem parte da condição humana. Deus jamais ficaria feliz com nossas enfermidades. Todavia, a enfermidade acontece, para cada um, de um modo diferente. Cada pessoa tem sua enfermidade. O grande desafio é aceitar, abraçar e conviver com nossas enfermidades, sobretudo nos momentos limite da nossa existência. E Deus se manifesta, também, no progresso da ciência. Enquanto houver recursos posíveis para aliviar a dor e prolongar a vida, devemos buscá-los. E, de nossa parte, cabe para com os doentes a nossa acolhida, carinho, tempo, alento, dedicação e constância. Para muitos doentes o maior milagre é encontrar alguém que os trate com humanidade e dignidade. Os idosos doentes, sobretudo nossos pais, nada mais querem do que a certeza de que os filhos estejam por perto. É alentador para um pai/mãe doente escutar: Pai/mãe, eu estou aqui. Esse é um grande milagre em suas vidas...
Oração
Senhor Jesus, fonte de toda vida, vivifica-me com Teu poder de amor. Aumenta, Jesus, pelo Teu poder regenerador, a minha fé. Assim serei capaz de crer que somente tocando espiritualmente no Teu manto sagrado, obterei as curas necessárias para tantas enfermidades internas e externas. Ainda que em tantas situações pareça estar morto(a), interiormente, pela força do pecado, estende Tua mão sobre mim, sobre minha família e sobre os doentes, devolvendo-me a alegria de viver sob a Tua proteção. Ensina-me a acolher bem os doentes da minha família e da minha comunidade. Minhas atitudes de amor, acolhida e serviço, possam ser, em suas vidas, um grande milagre. Cura-me, Jesus, de todos os males físicos, psíquicos, morais e espirituais. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te uma semana maravilhosa.
Aceita minha prece e meu abraço fraterno,
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.