Terça-feira, 04 de julho de 2017 – Santa Isabel – Rainha de Portugal
Mateus 8,23-27— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 23 Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24 E eis quehouve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas.Jesus, porém, dormia. 25 Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!”26 Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27 Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Quantas tempestades existenciais já enfrentamos até agora? Há tempestade de todos os tipos. Há tempestade de falta de trabalho, da perda do emprego, da falta de recursos para mantermos a família com dignidade. Há tempestade da perda de amigos, parentes, familiares próximos. Há tempestades no matrimônio, nos relacionamentos entre pais e filhos, entre amigos. Aparecem as tempestades das doenças repentinas, etc. “Jesus, porém, dormia”. Não pensemos, contudo, que se trata de um sono descompromissado com a vida dos que sofrem tempestades. E os Apóstolos apavorados e cheios de medo disseram: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” Será que também nós somos desse tipo de gente que só procura Deus nas horas de perigo? Quero crer que a pior tempestade é não acreditarmos firmemente que Deus está conosco em todas as tempestades que enfrentamos. Muitas pessoas na hora das tempestades, por não terem habilidade para buscar e colocar Deus em primeiro lugar, caíram no álcool, nas drogas, na depressão. Tentaram preencher o vazio existencial com coisas sem sentido. Quantos pensaram em tirar a própria vida. Não nos esqueçamos: a calmaria interior somente a encontraremos n’Ele, por Ele e com Ele. Afé nos faz enfrentar de cabeça erguida todos os ventos contrários.
Oração
Senhor Jesus, prêmio e consolação da minha vida, entrego a Ti o leme de meu barco. Não me deixes sozinho(a) nos momentos de tempestades existenciais. Faze-me forte, Jesus, para enfrentar com responsabilidade e coragem as adversidades da vida. Acalma, Jesus, os ventos e as ondas que me ameaçam com tanta frequência. Robustece, pelo poder de Teu Espírito, a minha fé inconsistente. Minha fé seja verdadeira, firme convicta, confiante e inabalável. Ajuda-me a confiar cada vez mais no Teu imenso poder. Que eu possa Contigo, em Ti e, por Ti, encontrar as soluções para as tempestades que me angustiam e que, por vezes, me tiram o gosto de viver. Concede-me a graça de aprender a crescer com minhas tempestades interiores. Sejas Tu, Jesus, somente Tu, o único porto seguro da minha vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito crescimento na fé.
Forte abraço.
Padre Renato dos Santos – SDB