Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 – São Lourenço de Bríndisi
Mateus 12,1-8
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1 Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2 Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3 Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4 Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5 Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?6 Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7 Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8 De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Quero a misericórdia e não o sacrifício. Deus sempre será Deus da misericórdia. Em muitas situações da vida deveríamos ter o bom senso e o discernimento necessários para deixar de lado tantas regras e normas que não levam ninguém a lugar nenhum. Deveríamos ser mais humanos, deixando falar mais alto os sentimentos de acolhida, bondade, perdão, paciência e, muito jogo de cintura. Certamente conseguiríamos mais resultados em nossas ações. Muitas das nossas leis interiores, altamente preconceituosas, acabam por excluir e desmerecer pessoas que estariam esperando de nós atitudes bem diferentes. Muitas normas e regrinhas que vamos inventado, não tem outra finalidade a não ser a vingança. Algumas pessoas, doentes psicológicas, sentem prazer em "ferrar" os outros. E o pior: se dizem seguidoras de Cristo. Até podem ser, mas, está faltando a misericórdia. Precisamos, urgentemente, reaprender a respeitar e amar o próximo. Esta é segunda Lei deixada por Cristo.
Oração
Senhor Jesus, fonte de misericórdia e de vida nova, vivifica-me diariamente com a seiva do Espírito Santo. Coloca em meu coração o desejo de instituir regras verdadeiramente cheias do Teu amor e da Tua misericórdia. Somente assim serei capaz de respeitar o ser humano em sua essência. Não obstante todas as fragilidades das pessoas que convivem comigo, ensina-me a dignificá-las e respeitá-las. Que todas as leis, normas e regras sejam geradoras de vida. Ajuda-me a ser mais afável, acolhedor(a) e cheio(a) de misericórdia em meus relacionamentos interpessoais. Faze que nenhuma das minhas atitudes me leve a desmerecer ou excluir as pessoas da minha convivência, que criaste à Tua imagem e semelhança. A maior e melhor lei a reger meu coração seja sempre a lei do amar a Ti, sobre todas as coisas e, ao próximo, como a mim mesmo(a). Amém
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito exercício de misericórdia. Tenhas um final de semana maravilhoso e repleto da presença carinhosa de Deus, sobretudo na Sagrada Eucaristia.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB