Terça-feira, 29 de agosto de 2017 - Martírio de São João Batista
Marcos 6,17-29
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 17 Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18 João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20 Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21 Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia . 22 A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23 E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24 Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26 O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27 Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28 trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29 Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
A morte violenta de São João Batista é dramática mas, ao mesmo tempo, cheia de sentido. João Batista foi o único a merecer de Jesus o grande elogio: "O maior dentre os nascidos de mulher". Somente alguém muito especial mereceria tal afirmação de Jesus. Ele foi o escolhido por Deus para ser o anunciador da vinda de Jesus no meio de nós. Foi João Batista quem disse sobre Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo". Joao Batista tinha total consciência da missão divina de Jesus. E João Batista morre, vítima de sua própria coerência e opção. Para ele, a opção por Jesus era um valor irrenunciável. Sua coerência foi até a entrega da própria vida. Era homem de palavra firme o corajosa. Morreu porque denunciou o adultério de Herodes com Herodíades, sua cunhada. Este fato deve nos fazer refletir que todo pecado vira perversidade no coração humano. As consequências do pecado são sempre nefastas, isto é, trágicas: A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. Pelaforça do pecado que age em nossos corações acabamos por preferir que sejam colocados panos quentes sobre nossas fragilidades.João Batista não precisava disso. Não tinha sua consciência comprometida com ninguém e com nada. Ele morreu pela justiça e pela verdade.
Oração
Senhor Jesus, fonte de humildade e mansidão, faze-me manso e humilde de coração. Concede-me a graça de viver sempre aberto(a) e disponível para Teu projeto de amor, que passa também pela doação da vida aos mais pobres, aos doentes e aos desassistidos da sociedade. Minhas ações possam ser sal e luz na convivência social. Revigora, Jesus, minhas predisposições interiores que me fazem crer cada vez mais em Ti e no Teu poder transformador. Permite, Jesus, que minha coerência de vida seja sempre a melhor prova de que sou Teu(a) seguidor(a). Dá-me a graça de testemunhar Tua ação no mundo através de minhas boas obras em favor da vida. Dá-me a graça de lutar corajosamente para testemunhar a força e o poder da Tua Santa Palavra. Auxilia-me, com Tua graça, a ter retidão de vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita coerência de vida.
Vai meu abraço e minha prece.
Padre Renato dos Santos – SDB