Segunda-feira, 21 de maio de 2018 – 7ª Semana do Tempo Comum
Marcos 9,14-29
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14 descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.
15 Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo.
16 Jesus perguntou aos discípulos:
“Que discutis com eles?” 17 Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo.18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”. 19 Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20 E levaram-no o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca. 21 Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22 E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. 23 Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. 24 O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 25 Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”. 26 O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 27 Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.28 Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?”29 Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão: A oração é um dos recursos mais poderosos que dispomos para entrar em sintonia com Deus. A oração estabelece vínculos, cria comunhão e gera intimidade com Deus. Pela oração apresentamos a Deus nossas súplicas, nossos sofrimentos, nossas angústias e, também, nossos agradecimentos. Em Mateus 7, 7-8, podemos perceber, inclusive, que pela oração somos capazes de obter respostas de Deus para situações específicas. A força da oração nos harmoniza, nos equilibra e nos liberta dos males. Com a oração somos capazes de nos livrar das tentações. (Mt 6,13) Todavia, oração não é conceito, teoria. Oração é, antes de tudo, rezar. É impossível se tornar bom nadador sem entrar na água... Hoje, mais do que em outros tempos, consigo entender que oração é mesmo uma questão de amor. Quem ama reza. Quem ama, estabelece intimidade, comunhão. Somente a força do amor vencerá totalmente o mal. Não é à toa que Jesus nos convida, inclusive a rezar pelos inimigos. Só quem ama muito conseguirá fazer isso.
Oração: Senhor Jesus, força eficaz que cura e liberta, vem em meu socorro! Livra-me das insídias do antigo Inimigo. Liberta-me dos males que me afligem a alma e o corpo. Peço-Te humildemente: Derrama sobre mim o Espírito Santo para que Ele me defenda das forças malignas e me ensine a rezar continuamente. Faze-me perseverante na oração para que eu possa viver em total sintonia contigo. Aceita, Jesus, pela minha oração assídua os meus sofrimentos, aflições, angústias e também meus agradecimentos por todas as graças recebidas. O meu modo de viver neste mundo possa ser cada vez mais conforme ao Teu querer. Ajuda-me em minha falta de fé, para que eu creia cada vez mais no Teu poder libertador e transformador. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita redescoberta do valor da oração em tua vida.
Aceita meu abraço fraterno.
Padre Renato dos Santos – SDB
Padre Renato dos Santos - SDBComunità SalesianaVia della Tipografia, 100120 - Città del Vaticano-------------------------------------Telefone Fixo: 00 (xx) 39 06.6989.9248-------------------------------------Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16