"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sábado, 20 de novembro de 2010

CANTAR A RECONCILIAÇÃO


02 de maio de 2010

A escolha do repertório de canto

Frei Gabriel José de Lima Neto, OFM

A Reconciliação é a celebração do amor misericordioso de Deus Pai que em Jesus Cristo reconciliou consigo mesmo o mundo inteiro. (cf. Introdução Geral do Ritual da Penitência no 1) Na celebração do sacramento da reconciliação nós nos reencontramos em nossa dignidade original de filhos e filhas de Deus, de nação de reconciliados. Retomando o caminho da Vida, somos acompanhados pelo Espírito do Senhor, recobramos nossas forças para vencer o mal que acompanha a realidade humana e nos separa do Senhor.

Mergulhados neste Mistério da Graça do Senhor, que o apóstolo nos exorta a “não recebermos sua graça e seu perdão” (2Cor 5,20) , não podemos celebrar o Sacramento da Reconciliação sem antes prepará-lo com atenção e cuidado . Isto já é parte do exercício do nosso serviço cristão de sermos instrumentos da Reconciliação Divina em Cristo Jesus no mundo.

Há diversos elementos que merecem nossa atenção: as pessoas, os ritos, o lugar, os ministros, o tempo e a música. A familiaridade com o Ritual da Penitência – com sua riqueza e diversidade de propostas de celebração, de textos bíblicos e de orações – é indispensável para uma boa preparação.

A escolha do repertório de música litúrgica para Celebração do Sacramento da Reconciliação segue os mesmos critérios do Canto Litúrgico em geral: o tempo litúrgico, a Palavra de Deus proclamada, os ritos, a assembléia celebrante, a realidade de nossa vida.

Desejosos de aproximar-nos da riqueza da Celebração do Sacramento da Reconciliação e colher seus frutos durante toda a caminhada do Ano Litúrgico, sugerimos, a seguir, um repertório de canto para as duas celebrações comunitárias do sacramento da reconciliação – Reconciliação de Vários Penitentes com confissão e absolvição individuais e Reconciliação de Vários Penitentes com confissão e absolvição geral.

Duas observações:
1) Nosso roteiro segue a estrutura geral da Celebração do Sacramento da Reconciliação de Vários Penitentes apresentada no próprio Ritual da Penitência: Ritos Iniciais, Celebração da Palavra de Deus, Rito da reconciliação, Despedida do povo. (cf. Introdução Geral no 22-30). 
2) Sugerimos um repertório de canto para cada ciclo do Ano Litúrgico, pois “a reconciliação dos penitentes pode ser celebrada  em qualquer tempo” (Cf. Introdução ao Ritual no 13): CICLO DO NATAL (Tempo de Advento), CICLO PASCAL (Tempo da Quaresma),TEMPO COMUM.


 CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO
Sugestão de Repertório de Canto  

1. Com Confissão e absolvição individuais

2. Com confissão e absolvição geral;
CICLO DO NATAL
Tempo do advento
CICLO PASCAL
Tempo da Quaresma
TEMPO COMUM
I. Ritos iniciais




- Canto de Abertura

- Senhor, vem salvar teu povo (Hin. I, p. 36 supl.)
- O Senhor virá libertar o seu povo (Hin. II, p 84)
- Quando virá, Senhor, o dia (Hin. I, p. 85)
- Dizei aos cativos, Saí (Hin. II, p. 115)
- Reconciliai-vos com Deus (Hin. II, p. 290)
- Eis o tempo da conversão (Hin. II, 217)
- Senhor, escuta a prece (Hin. III, p. 127)
- Não me abandones, Senhor (Hin. III, p. 130)
- Saudação




- Convite à  Reconciliação




- Oração Inicial




2. Celebração da Palavra de Deus




- 1ª leitura




- Salmo Responsorial




- 2ª leitura




- Aclamação ao Evangelho

- Aleluia, voz que clama (Hin.I, p. 46)
- Louvor e glória a ti (Hin. II, p. 109)
- Aleluia, o Senhor reconciliou (Hin. III, p. 216)
- Homilia




- Exame de consciência




3. Rito da Reconciliação




- Confissão genérica dos pecados
* Confesso a Deus..
* Oração litânica
- Confissão geral dos pecados
* Confesso a Deus..
* Oração litânica
- Refrão da Oração Litânica:
* Dirigida ao Pai: Piedade (Hin. II, p. 48)
* Dirigida ao Jesus: Vem, Senhor Jesus,vem. Vem bem-amado, Senhor (Hin. II, p. 88)
- Refrão da Oração litânica:
* Dirigida ao Pai: Recria teu povo, Senhor (ODC p. 528)
* Dirigida a Jesus: Cristo, Filho do Deus Vivo, tem penas de nós! (ODC p.536)
- Refrão da Oração litânica:
* Perdão, Senhor! (Hin. III, p.79)
* Dirigida a Jesus: Ouve-nos, amado Senhor Jesus! (ODC p. 44)
- Pai nosso
- Pai nosso



- Confissão e absolvição individuais.
- Absolvição sacramental geral



- Louvor
* Canto de Louvor
* Oração
- Louvor
* Canto de Louvor
* Oração
- Cântico de Maria (Hin. II, p.42)
- Ao Senhor dos Senhores cantai (Hin. II, p. 17 supl.)
- Quero cantar ao Senhor (ODC p. 196)
- Cântico de Maria
(ODC p. 236)
- Ao Senhor daí graças (ODC p. 217)
- Aclame a Deus (ODC p. 131)
- O povo todo está em festa (ODC p. 129)
- Cântico de Maria
(ODC p. 236)
- Grande, eu proclamo (ODC p. 194)
- Bendito seja Deus (ODC p. 254)
- Ao Pai Agradecemos (ODC p. 257)
4. Rito conclusivo
4. Rito conclusivo



- Bênção
- Bênção



- Despedida
- Despedida





Perguntas para reflexão pessoal ou em grupos:

1.       Como é preparada a Celebração do Sacramento da Reconciliação em sua comunidade?
2.       Quais são os critérios para escolha dos cantos da Celebração da Reconciliação?
3.       Ao escolher os cantos da Celebração da Reconciliação (Siga um dos repertórios de canto sugeridos acima): Retome cada canto: sua letra, sua melodia.... Aprofunde seu sentido, as atitudes que eles nos indicam. Contextualize-os no tempo litúrgico a celebrar, nos ritos próprios da Reconciliação, na rica Palavra de Deus sugerida pelo próprio Ritual da Penitência. O que esses cantos dizem ao momento (pessoal, comunitário e social) em que vivemos? 






"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.