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quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Maria no Renovamento Carismático


A Virgem estava presente no cenáculo (At. 1,14). Lucas menciona-a explicitamente na comunidade reunida no cenáculo: a única que ele nomeia pessoalmente junto dos Doze, a única "entre as mulheres" (Lc. 1,42).

1. Maria é o modelo da Igreja na sua receptividade ao Espírito Santo, que projeta Cristo no povo de Deus. Este papel de protótipo impõe-se numa comparação: Lucas, historiador do nascimento da Igreja, nos Atos 1-2, é também o evangelista do nascimento de Cristo em Lc 1-2.Ele apresenta aí a Anunciação como um proto-pentecostes, o Pentecostes de Maria. Os termos que ele emprega para caracterizar os dois acontecimentos são idênticos: "O Espírito Santo descerá sobre vós" (At.1,8). Será isto intencional? Mais profundamente, é estrutural. A vinda do Espírito suscita o mesmo arrebatamento: visitação para Maria, missão dos Apóstolos nos Atos. Em ambas as narrações, as personalidades saem do lugar fechado onde se realizou a manifestação do Espírito: a casa de Maria (Lc.1,28) e a casa do Pentecostes (At 1,13;2,2). Em ambos os casos, a vinda do Espírito é seguida de um testemunho à base de louvor: o Magnificat (Lc.1,46-56), e a explosão de louvor dos discípulos enfrentando a multidão (At.2,4-13). A comparação não é, portanto, artificial. Maria é o protótipo da Igreja na sua nova relação com o Espírito Santo, para a interiorização de Cristo e o seu nascimento no mundo. 2. É Maria glossólalia (pessoa que reza em línguas)? Maria é, neste sentido, o protótipo, não só dos carismas em geral, mas também da oração em línguas que caracteriza o Movimento do Pentecostes. Onde Lucas diz: "TODOS ... começaram a falar noutras línguas", pode-se objetar a sua tendência para a generalização, ao empregar liricamente esta palavra: "todos". Contudo, no grupo mencionado em Atos 1,13-14, Maria é a única personagem nomeadamente designada com os Apóstolos. Ela aparece, portanto, implicada em primeiro plano nesta oração de louvor coletiva (At 2,4-13) bem distinta da exortação de Pedro (2,14-36). 3. Será ela também profeta ? O que confirma e precisa esta conclusão é que Lucas, autor do Evangelho da infância e dos Atos 1-2, manifesta Maria no exercício do carisma da profecia: quando ela canta o Magnificat (Lucas 1,46-56), precisamente depois da efusão do Espírito que "desceu sobre ela". É de sublinhar que se trata de uma profecia tecida de expressões Bíblicas, análoga ao tipo de profecias que renascem hoje e que são também poemas à base do louvor. Em resumo, o importante é que Maria é o protótipo da Igreja, e mais especialmente o modelo na sua relação com o Espírito e do impulso carismático de toda a vida eclesial, posta em evidência pela teologia pós-conciliar. O Renovamento do Pentecostes reencontra também a Virgem Maria, como modelo pneumatológico e carismático, como profeta e glossólalia, numa confirmação da mesma certeza: a Virgem Maria tem um lugar, discreto sem dúvida, mas importante, incontestável, nas fundações do cristianismo e na Comunhão dos Santos. Maria exclamou : "A minha alma glorifica o Senhor, e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilde condição da sua serva. De fato, desde agora todas as gerações me chamarão ditosa, porque me fez grandes coisas o Onipotente. É Santo o Seu nome e a Sua misericórdia vai de geração em geração para aqueles que O temem .... (Lc. 1,46-50) 

René Laurentin (teólogo séc. XX) in "Pentecotisme chez les Catholiques" (pub. Pneuma, nº3)

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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