"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CARISMAS DO ESPÍRITO


 Sagrada Escritura revela a poderosa força do ESPÍRITO e o valor incomensurável dos Dons que gratuitamente concede às pessoas, a fim de que exercitando-os no cotidiano, sejam verdadeiras testemunhas do SENHOR e trabalhem conscientemente para a transformação do viver da humanidade, num mundo melhor para todos.

JESUS, por suas Palavras e Atitudes, evidencia a necessidade das pessoas possuírem o ESPÍRITO SANTO e ELE Mesmo, deixou o Seu exemplo como luz à iluminar o caminho a ser seguido por todas as gerações. Submeteu-se ao batismo de João, um batismo de penitência, que tinha o objetivo de preparar interiormente o povo, convidando as pessoas a empreenderem um sério programa de conversão, arrependendo-se das suas transgressões, reparando o mal praticado e corrigindo os rumos da existência, a fim de receberem dignamente o Messias. JESUS, como o mais humilde dos pecadores, foi mergulhado por João Batista nas águas do rio Jordão e delas saiu glorificado, ungido e testemunhado pelo ESPÍRITO e anunciado pelo SANTO PAI:
"Aconteceu, naqueles dias, que JESUS veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no rio Jordão. E, logo ao sair da água, ele viu os Céus se abrindo e o ESPÍRITO, como uma pomba, descer sobre ELE, e uma voz veio dos Céus: Tu és o Meu Filho amado, em ti me comprazo".( Mc 1,9-11 )
Ao receber do SANTO PAI o ESPÍRITO SANTO, foi constituído CRISTO. A palavra "Cristo" é tradução do hebraico "mashiah" , que também significa Ungido e Messias, Aquele prometido e anunciado pela Escritura, que estava para vir.
A partir deste acontecimento, os quatro evangelistas fazem questão de destacar que JESUS
estava com o ESPÍRITO SANTO e por conseguinte, revestido de todos os Carismas Espirituais. Assim sendo, as intervenções do SENHOR representadas por fenômenos em grande escala que o Novo Testamento descreve minuciosamente e as manifestações sobrenaturais que ocorreram na Igreja Primitiva, são manifestações do ESPÍRITO, as quais continuam na atualidade, com o poder de conduzir os fiéis à plenitude da verdade, fazendo compreenderem a personalidade misteriosa de CRISTO, como NELE se cumprem as Escrituras, qual o sentido de suas Palavras, de seus Atos, dos Sinais que realizou e de toda a sua Obra.
Em nosso tempo, indubitavelmente, os carismas estão voltando ao meio do povo, não somente em casos isolados, mas também como fenômeno comunitário, durante reuniões de louvor, em grupos de oração e nas assembléias de súplicas ( curas, dom das línguas, profecia, etc ). Acontecem maravilhas em todas as partes, com o ESPÍRITO SANTO soprando com impetuosa força e distribuindo dons com a mesma profusão que operava no tempo apostólico, emitindo sinais evidentes que caminhamos em direção a grandes acontecimentos.
O ESPÍRITO SANTO conhece as pessoas individualmente e sabe exatamente o que é melhor para cada uma, da mesma forma que prevê a capacidade realizadora das criaturas e o que podem fazer em benefício de uma coletividade. Por isso mesmo, distribui os seus Dons a quem quer, quando quer e na intensidade que achar conveniente:
"O vento sopra onde quer e ouves o seu ruído, mas não sabes de onde vêm nem para onde vai". ( Jo 3,8 )
Da mesma forma que ELE cumula de Dons as pessoas, pode retira-los.
Mas há muitos casos em que o ESPÍRITO concede permanentemente um determinado ministério de carisma.
O Catecismo oficial da Igreja enumera sete (7) os Dons Espirituais, da mesma maneira que a tradução dos Setenta, mas a Bíblia em hebraico relaciona apenas seis (6).
No entanto, São Paulo em suas epístolas cita 19 carismas, aos quais denomina de Frutos do ESPÍRITO. Isto significa dizer, que não podemos e nem devemos concluir que esses Dons relacionados por ele também sejam os únicos, ao contrário, existem uma quantidade incontável de Carismas, que são doados à humanidade, para o bem e prosperidade da Igreja. Quero dizer , que existem dezenas de Dons, que vulgarmente o povo denomina de Virtudes Pessoais, mas que na realidade promanam do sopro do ESPÍRITO SANTO.


"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.