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domingo, 12 de agosto de 2012

Liturgia Diária Comentada 12/08/2012


Primeira Leitura: 1º Livro dos Reis 19,4-8
Com a força que lhe deu aquele alimento, caminhou até ao monte de Deus
Naqueles dias, Elias entrou deserto a dentro e andou um dia todo. Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte: Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida, porque não sou melhor do que meus pais. Deitou-se por terra, e adormeceu debaixo do junípero. Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: Levanta-te e come.

Elias olhou e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza, e um vaso de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Veio o anjo do Senhor uma segunda. vez, tocou-o e disse: Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer. Elias levantou-se, comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até Horeb, a montanha de Deus - Palavra do Senhor.


Salmo: 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 9a)
Provai e vede quão suave é o Senhor!
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor,/ que ouçam os humildes e se alegrem!

Comigo engrandecei ao Senhor Deus,/ exaltemos todos juntos o seu nome!/ Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,/ e de todos os temores me livrou.

Contemplai a sua face e alegrai-vos,/ e vosso rosto não se cubra de vergonha!/ Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,/ e o Senhor o libertou de toda angústia.

O anjo do Senhor vem acampar/ ao redor dos que o temem, e os salva./ Provai e vede quão suave é o Senhor!/ Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Segunda Leitura: Carta de São Paulo aos Efésios 4,30-5,
Vivei no amor, a exemplo de Cristo
Irmãos: Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação. Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda espécie de maldade. Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo.

Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor. - Palavra do Senhor.

Evangelho segundo João 6,41-51
Eu sou o pão que desceu do céu
Naquele tempo, os Judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: Eu sou o pão que desceu do céu. E perguntavam: Porventura não é ele Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?

Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia. Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus (Is 54,13). Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai.

Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer.

Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com. Católica Nova Aliança): Em seu “discurso eucarístico” (Jo 6), Jesus repete várias vezes a expressão “pão do céu”. Claro, nós, os católicos, logo reconhecemos aqui o Sacramento da Eucaristia, onde Jesus se dá como alimento. No Evangelho, Jesus força um contraste entre outro “pão do céu” – o maná do Êxodo – e sua própria pessoa prometida em alimento do modo mais concreto e cru: “comer minha carne”... “Beber o meu sangue”...

No entanto, atentos ao “pão”, passa-nos despercebido o verbo “descer”. Sem a Encarnação, isto é, a “descida” de Jesus, nós não teríamos esse alimento em nossos altares. Há algum tempo, vários autores espirituais vêm chamando nossa atenção para o despojamento (kênosis) do Verbo, seu caminho descendente na direção da humanidade decaída.

De fato, O Verbo era Deus e, descendo, se faz homem. Como homem, Ele desce mais e se faz servo, lavando os pés dos discípulos na Última Ceia. Prossegue sua “descida” e se faz escravo, morrendo na cruz – pena que não podia ser aplicada contra um cidadão (lembrar que Paulo foi degolado, e não crucificado, pois era cidadão romano!). Morto, Jesus desce ao túmulo. Ressuscitado, desce mais fundo, até o Xeol, a mansão dos mortos, para ali anunciar a Boa Nova aos que tinham vivido em gerações anteriores (cf. 1Pd 3,19; 4,6).

O leitor suspira fundo e diz: “Puxa! Acabou a descida!” Pois se engana, caro leitor: Jesus Cristo não se cansa de descer. Desce agora sobre o altar, em um nível ainda inferior, rebaixando-se ainda mais, ao se fazer pão, coisa, menos que pessoa, para nos alimentar e sustentar...

Por muito tempo, andamos iludidos ao considerar a vida cristã como uma heroica escalada até os céus, onde nos encontraríamos com o Senhor. Antigo ícone bizantino mostra a “escada das virtudes”, com 33 degraus que deviam ser escalados até a salvação. No ícone, demônios espetam com garfos os fiéis que tentam a escalada, derrubando-os das alturas. Ora, Deus desceu! Assumiu o ponto mais baixo da História humana, fazendo-se criancinha pequena, frágil, pobre, dependente.

De agora em diante, quem quiser encontrar Deus, terá de descer bem lá em baixo... Ou não o encontrará...

LITURGIA COMPLEMENTAR

19ª Domingo do Tempo Comum - 3ª Semana do Saltério
Prefácio dos domingos comum - Ofício Dominical Comum
Cor: Verde - Ano Litúrgico “B” – São Marcos

Antífona: Salmo 73,20.19.22- Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca.

Oração do Dia: Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

INTENÇÕES PARA O MÊS DE AGOSTO

Geral – Prisioneiros (as): Para que os prisioneiros e prisioneiras sejam tratados com justiça e sua dignidade humana seja respeitada.

Missionária – Jovens, testemunhas de Cristo: Para que os jovens, chamados ao seguimento de Cristo, proclamem e dêem testemunho do Evangelho até os confins da terra.

Cor Litúrgica: VERDE - Simboliza a esperança que todo cristão deve professar. Usada nas missas do Tempo Comum.

Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento – NALC 44.

AGOSTO – MÊS VOCACIONAL

O mês de agosto, conforme o costume da Igreja no Brasil é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações. Por isso, lembra-se:

1ª semana: vocação para ministério ordenado: diáconos, padres e bispos;
2ª SEMANA: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA (ATENÇÃO ESPECIAL AOS PAIS);
3ª semana: vocação para a vida consagrada: religiosos(as) e consagrados(as) seculares;
4ª semana: vocação para os ministérios e serviços na comunidade.

Ricardo e Marta / Comunidade São Paulo Apóstolo
Fonte: CNBB – Missal Cotidiano

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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