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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Liturgia Diária Comentada 16/09/2012

Primeira Leitura: Livro do Profeta Isaías 50,5-9a

Ofereci minhas costas aos que me batiam

O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. Mas, o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado.

A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar? - Palavra do Senhor.

Salmo: 114(115),1-2.3-4.5-6.8-9 (R. 9)

Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos

Eu amo o Senhor, porque ouve/ o grito da minha oração./ Inclinou para mim seu ouvido,/ no dia em que eu o invoquei.

Prendiam-me as cordas da morte,/ apertavam-me os laços do abismo;/ invadiam-me angústia e tristeza;/ eu então invoquei o Senhor:/ “Salvai, ó Senhor, minha vida!”

O Senhor é justiça e bondade,/ nosso Deus é amor-compaixão./ É o Senhor quem defende os humildes;/ eu estava oprimido e salvou-me.

Libertou minha vida da morte,/ enxugou de meus lábios o pranto/ e livrou os meus pés do tropeço./ Andarei na presença de Deus,/ junto a ele na terra dos vivos.

Segunda Leitura: Carta de São Tiago 2,14-18

A fé se não se traduz em obras, por si só está morta

Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; se então alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, e: “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso?

Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática!” Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras! - Palavra do Senhor.

Evangelho segundo Marcos 8,27-35

Tu és o Messias... O Filho do Homem deve sofrer muito

Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesárea de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.

Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo.

Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”. - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Ricardo e Marta / Com São Paulo): Jesus inicia uma nova fase em sua missão, desta vez uma catequese mais voltada para os discípulos. Às conversas que se desenrolam nos próximos versículos nos dão a certeza que sua curiosidade estava centrada em como ele era visto pelos discípulos e não pelos homens.

Atente para um detalhe, o Messias era o Redentor aguardado pelos judeus, acontece que ele não era esperado por um grupo coeso, apesar de todos serem judeus eram grupos que viviam realidades diferentes. Os fariseus assim como os sacerdotes queriam um Messias que impusesse uma plena execução da Lei, os profetas tinham a visão de um Deus triunfante que seria ovacionado por todos, e o que dizer dos zelotas, (um grupo radical e fanático) com certeza queria um messias que destituísse de imediato o poder romano e de preferência na base da violência. Creio que já deu para entender onde quero chegar.

Que tipo de Messias seria o de Pedro? Será que ele já estava falando a mesma linguagem de Jesus? É evidente que não, a ficha ainda não caiu, os discípulos ainda não conseguiam assimilar a idéia de que Deus pudesse ser tão humano, como o Salvador se deixaria humilhar a esse ponto. Doravante Jesus irá falar abertamente, explicar as entrelinhas, dar pleno conhecimento para que eles entendam definitivamente que toda mudança exige dor, renuncia e sacrifício.

Pedro tenta deter Jesus, baseando-se simplesmente em um sentimento puramente humano, desprezando completamente a missão salvífica do verdadeiro Messias que é garantir a liberdade para que o povo possa exercer um genuíno exercício da fé, mesmo que para isso tenha de dar a própria vida. Quem não está com Deus é porque está contra ele. A atitude de Jesus em chamar Pedro de satanás não atesta que ele fosse ou estivesse possuído pelo satanás, mas que aquela forma abominável de pensar é contraria a vontade do Pai, e não pode encontrar morada no coração de um seguidor de Jesus.

LITURGIA COMPLEMENTAR

24ª Dimingo do Tempo Comum - 4ª Semana do Saltério

Prefácio dominical comum - Ofício do dia

Cor: Verde - Ano Litúrgico “B” – São Marcos

Antífona: Eclesiástico 36,18 Ouvi, Senhor, as preces de vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que vossos profetas sejam verdadeiros.

Oração do Dia: Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Cor Litúrgica: VERDE - Simboliza a esperança que todo cristão deve professar. Usada nas missas do Tempo Comum.

Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento NALC 44.

INTENÇÕES PARA O MÊS DE SETEMBRO

Geral – Políticos: Para que os políticos atuem sempre com honradez, integridade e amor à verdade.

Missionária – Ajuda às Igrejas pobres: Para que aumente nas comunidades cristãs a disponibilidade de enviar missionários e missionárias: presbíteros, religiosos e leigos, como também recursos materiais, a fim de ajudarem as Igrejas mais pobres.

SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

A Igreja faz uma referencia especial ao mês de setembro como sendo o ”Mês da Bíblia”, levando em conta que também fazemos memória no dia 30 a São Jerônimo, este santo que viveu entre 340 e 420 e que foi o responsável pela tradução das Escrituras do hebraico e do grego para o latim. A proposta da CNBB para o ano de 2012 é que seja estudado o Evangelho de Marcos, cujo tema escolhido pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é: “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos, e o lema é: Coragem! Levanta-te! Ele te chama! (Mc 10,49)

Nós do “Católicos com Jesus” preparamos em estudo que está sendo postado um capitulo por semana, sempre na quarta-feira.

Acesse através do link:

ESTUDO DO EVANGELHO DE MARCOS

Adaptação: Ricardo e Marta / Comunidade São Paulo Apóstolo

Fonte: CNBB – Missal Cotidiano



"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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