"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Liturgia Diária Comentada 03/12/2012


Memória: FRANCISCO XAVIER - Presbítero

Primeira Leitura: 1ª Leitura - Is 2,1-5
O Senhor reúne todas as nações para a paz eterna do Reino.
Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. Acontecerá nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas.

A ele acorrerão todas as nações, para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a Palavra do Senhor.

Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. Vinde todos, da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor - Palavra do Senhor.

Salmo: 121 (122), 1-2. 3-4a. (4b-5. 6-7) 8-9 (R. 1)
Que alegria, quando me disseram: 'Vamos à casa Senhor.
Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro dos teus muros, tranquilidade em teus palácios!

Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!

Evangelho: Mt 8,5-11
Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu.
Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu: “Vou curá-lo”.

O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”.

Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”. - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com Católica Nova Aliança): Neste tempo litúrgico do Advento, a Igreja caminha para o Natal. E o verbo “caminhar” tem um significado central na História da Salvação.

Já na Primeira Aliança, o povo escolhido é um povo que caminha. Desde Abraão, convidado por Deus a sair de sua terra e caminhar para uma terra... que ele nem sabia onde ficava. Mais tarde, no êxodo, sob o comando de Moisés, Israel caminha pelo deserto durante 40 anos. E aquilo que parecia uma errância sem sentido acabará com a conquista da Terra Prometida.

Na plenitude da Nova Aliança, é o próprio Jesus quem se apresenta como “o Caminho” para o Pai (Jo 14,6). Em sua Carta apostólica “Porta Fidei”, que anunciava o Ano da Fé, o Papa Bento XVI reafirma: “Crer em Jesus Cristo é o caminho para poder chegar definitivamente à salvação”. (PF, 3.) As primeiras comunidades cristãs após Pentecostes também se reconheciam como “o caminho” (cf. At 9,2b; 22,4; 24,14.22) do Senhor ou a “via” para a salvação.

Mas quem caminha no escuro se desvia e cai. Para caminhar, precisamos de luz. As tentativas de marcha dos pagãos culminaram nos piores desvios e degradações (cf. Rm 1,18ss). Por isso mesmo, a visão de Isaías concentra-se nesta “luz do alto” – uma luz que é dom gratuito de Deus aos homens.

Hans Urs von Balthasar comenta: “A grande visão inaugural na 1ª leitura mostra que aqueles que esperam por Deus são uma montanha espiritual, à luz da qual todos os povos podem orientar-se. Pois somente daqui aparece “o juiz das nações, o árbitro da multidão dos povos”; somente aqui a guerra incessante, interior ao mundo, é pacificada em uma paz de Deus; somente aqui o mundo, obscuro em si mesmo, pode “caminhar na luz do Senhor”.

Todas as religiões pretendem ser um “caminho” para Deus. Só o cristão, porém, sabe que, na plenitude dos tempos, o próprio Deus se encarnou, nascendo de Mulher, e se revelou como a única Verdade, a única Vida, o único Caminho. Não por caso, o Filho de Deus afirmou a seus discípulos: “Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. (Jo 14,6b.) Nossa adesão a Cristo significa uma opção pelo Caminho que o Pai nos revelou na pessoa de seu Filho.

Com os olhos voltados para a humilde gruta de Belém, iniciamos novo Advento como peregrinos a caminho da Luz que nascerá como aurora de um dia eterno. Dia a dia, deixemos que nosso interior seja invadido pela Luz de Cristo.

LITURGIA COMPLEMENTAR

1º Semana do Advento - 1ª Semana do Saltério
Memória: FRANCISCO XAVIER - Presbítero
Prefácio do Advento I ou dos Pastoras - Ofício da Mémoria
Cor: Branco - Ano Litúrgico “C” – São Lucas

Antífona: Estes são homens santos que se tornam amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.

Oração do Dia: Ó Deus, que pela pregação de são Francisco Xavier, conquistastes para vós muitos povos do oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo, para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

INTENÇÕES PARA O MÊS DE DEZEMBRO

Geral – Os Migrantes: Para que os migrantes sejam acolhidos por todo o mundo com generosidade e amor autênticos, em especial pelas comunidades cristãs.

Missionária – Cristo, Luz da humanidade: Para que Cristo se revele a toda a humanidade com a luz que se irradia desde Belém e se reflete no rosto da Igreja.

Cor Litúrgica: BRANCO - Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usada nas missas de Natal, Páscoa, etc... Nas grandes solenidades, pode ser substituída pelo amarelo ou, mais especificamente, o dourado.

Tempo do Advento: O Advento é um tempo de preparação com dupla finalidade:
1.    Recordar a primeira vinda de Jesus trazendo a salvação para a humanidade, por isso Advento é tempo de alegria.
2.    Anunciar a segunda vinda gloriosa de Jesus, por isso, Advento é também tempo de expectativa, é tempo de redobrarmos a oração, de exercitarmos a nossa fé para não nos desviarmos do caminho de Deus.

Advento é tempo de conversão, devemos nos fazer pequenos e pobres, para podermos reconhecer Jesus como único Senhor e devemos nos esvaziar de tudo que nos afasta de Deus para poder nos encher com sua misericórdia.

O Tempo do Advento começa nas primeiras Vésperas do domingo que sucede ao dia 30 de novembro - ou o mais próximo desta data - e termina antes das primeiras Vésperas do Natal. Devido a variação na data de início do Tempo do Advento a duração do mesmo pode ser de 3 ou 4 semanas. O período de 17 a 24 de dezembro estabelece uma maior preparação para o Natal.

Acesse através do link:

Nós do “Católicos com Jesus” preparamos em estudo que está sendo postado um capitulo por semana, sempre na quarta-feira.

Adaptação: Ricardo e Marta / Comunidade São Paulo Apóstolo
Fonte: CNBB – Missal Cotidiano

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.