"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A dimensão Bíblico-Catequética


E-mailImprimirPDF
PalavradeDeus26022013




Fazendo parte da história dos 60 anos da CNBB, desde o início, nossa Comissão deseja participar desta celebração fazendo também a sua memória:
Assim como as outras, a catequese era considerada uma das seis linhas de ação evangelizadora que mais tarde passaram a ser chamadas de dimensões. Ao crescer, porém, a consciência de que a Palavra de Deus é a grande fonte da catequese, foi assumida a nomenclatura de Dimensão Bíblico-Catequética. E por ocasião da aprovação do novo Estatuto da CNBB em sua 39ª Assembleia Geral (2000), passa a ser chamada como hoje a conhecemos: Comissão Episcopal Pastoral de Animação Bíblico-Catequética.
Na medida em que se ampliava a compreensão da finalidade da Comissão, também seus objetivos foram crescendo. No início, sua preocupação era de promover e impulsionar a renovação da mentalidade catequética, apelo feito pelo Concílio Vaticano II. E também procurava orientar o planejamento e a realização da atividade catequética nos diversos regionais e dioceses, coordenando as iniciativas catequéticas da Igreja do Brasil.
Diante da crescente percepção de que a Palavra de Deus deve ocupar o principal espaço entre os conteúdos da catequese, consolidou-se rapidamente o casamento entre Bíblia e Catequese. Junto com isso, surgiram novos métodos que integram e valorizam a liturgia, a experiência, a realidade e a vida comunitária como terrenos férteis onde a Palavra de Deus germina, cresce e frutifica, sendo assim conteúdos catequéticos. Tudo isso levou a alargar o conceito de catequese que passou a assumir o caráter de Iniciação à Vida Cristã, um processo de inspiração catecumenal, experiência que nasceu nos inícios da Igreja e foi retomada pelo último Concílio.
A partir do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na Vida da Igreja (2010), surge o desafio da animação bíblica  de toda a pastoral. Com isso se alarga mais ainda a missão da Comissão que agora é chamada a articular e estimular a atividade catequética em sintonia com as demais pastorais, através da Leitura Orante da Bíblia e outros meios que tornem a Palavra de Deus a alma de toda a ação evangelizadora da Igreja.
Para realizar esta missão a Comissão é formada atualmente pelos bispos: D. Jacinto Bergmann, D. José Antônio Peruzzo e D. Paulo Mendes Peixoto, e como assessor: Pe. Décio José Walker. Conta também com a colaboração dos bispos referenciais dos Regionais, as coordenações Bíblico-Catequéticas dos Regionais, um Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (GREBICAT), uma equipe executiva nacional de Catequese junto à Pessoa com Deficiência e uma equipe executiva nacional de Catequese Indígena.
Além dos serviços prestados como articulação e assessoria, há uma grande preocupação com a formação de catequistas e outros agentes, através das Escolas Bíblico-Catequéticas e subsídios. Entre muitos produzidos nestes anos, queremos apenas destacar  o Doc. 26: Catequese Renovada; o Estudos 97: Inicação à Vida Cristã – Um Processo de Inspiração Catecumenal;  o Doc. 97: Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja, aprovado pela última Assembleia Geral em abril desse ano; e o precioso Diretório Nacional da Catequese.
De fundamental importância para a caminhada desses 60 anos foi a realização de momentos significativos como: congressos nacionais e regionais, simpósios, seminários, a manutenção de um Blog e outras modalidades de articulação e animação. Não podemos deixar de destacar entre esses a 1ª, 2ª e 3ª Semanas Brasileiras de Catequese e o 1º Congresso de Animação Bíblica da Pastoral, que ajudaram a consolidar uma reflexão e uma prática de  catequese e formação bíblica que fazem avançar sempre  por caminhos novos para os tempos atuais.
É momento de agradecer a todas as pessoas que ofereceram muito de suas vidas e de seus dons para que o processo catequético  de educação da fé levasse a Igreja do Brasil pelo caminho do discipulado a partir da  experiência com a Pessoa de Jesus Cristo. Gratidão especial a todos os bispos que passaram por essa Comissão, seus assessores e membros dos grupos acima citados que ajudam a enfrentar todos os desafios que a história nos apresenta.
Dom Jacinto Bergmann 
Arcebispo de Pelotas/RS     
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética

Pe. Décio José Walker 
Assessor da Comissão

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.