"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 24 de abril de 2013

April 24, 2013 - 08:58


Dom Moacir é nomeado arcebispo de Ribeirão Preto
O bispo dom Moacir Silva lança a Campanha da Fraternidade 2013 em S. José
O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo Papa Francisco. Religioso deixa o cargo de bispo de São José dos Campos
Vivian Zwaricz
Paula Prado
São José dos Campos
Atualizada às 11h30

Dom Moacir Silva foi nomeado nesta quarta-feira o novo arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, sendo transferido da diocese de São José dos Campos, onde atua como bispo desde outubro de 2004. O anúncio foi feito nesta manhã pelo Papa Francisco.

Em entrevista ao O VALE, Dom Moacir disse que já sabia da escolha desde o dia 2 de abril, quando foi informado da escolha do Papa. A data do anúncio foi escolhida por ele mesmo, quando aceitou a nova missão. Agora, ele tem 60 dias para assumir o novo cargo.

"Será tudo novo, um desafio, já que a minha vida sempre foi em São José. Mas tudo é válido pela fé", disse Dom Moacir.

A partir de hoje, ele terá 'poderes' limitados como administrador diocesano. Um exemplo: nesse período não poderá transferir padres de paróquias.

Dom Moacir ainda destacou três legados durante quase nova anos à frente da diocese de São José. São eles: o Jubileu, 25 anos da diocese em 2006, a criação do Instituto de Teologia na cidade em 2008 e o Sínodo diocesano em 2010.

Ainda não há data para a missa de despedida de Dom Moacir.

Dom Moacir foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1986, sendo o 6º padre a ser ordenado na Diocese. Em 1999-2000 fez pós-graduação em Direito Canônico pelo Instituto de Direito Canônico 'Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro', de São Paulo, filiado a Pontifícia Universitas Lateranense de Roma e Mestrado em Direito Canônico pela Lateranense, em 24 de maio de 2002.

Atualmente é vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros), membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância.

Dom Moacir tem como lema episcopal 'Permanecei em mim'.

Veja a nomeação na íntegra, divulgada pela Mitra Diocesana:

Il Santo Padre ha nominato Arcivescovo Metropolita di Ribeirão Preto (Brasile) S.E. Mons. Moacir Silva, trasferendolo dalla diocesi di São José dos Campos.

S.E. Mons. Moacir Silva

S.E. Mons. Moacir Silva è nato il 16 luglio 1954 a São José dos Campos, nell’omonima diocesi, nello Stato di São Paulo. Ha compiuto gli studi preparatori presso il Seminario minore di Taubaté, quelli di filosofia presso il Seminario Bom Jesus di Aparecida e quelli di teologia presso l’Istituto Teologico Sagrado Coração de Jesus di Taubaté. Formato in Diritto Canonico, ha conseguito anche la licenza presso la Pontificia Facoltà di Teologia Nossa Senhora da Assunção, a São Paulo e la Laurea presso la Pontificia Università Lateranense, a Roma.

Ordinato sacerdote il 6 dicembre 1986 e incardinato nella diocesi di São José dos Campos, ha ricoperto i seguenti incarichi: Coordinatore diocesano della Pastorale Giovanile (1983-1986); Coordinatore diocesano della Pastorale della Salute (1986); Vicario parrocchiale della Cattedrale diocesana (1986-1988); Parroco della parrocchia Coração de Jesus (1988-1993); membro del Consiglio Presbiterale e del Collegio dei Consultori (1991-2003); Coordinatore diocesano della Pastorale della Famiglia (1993-1999); Amministratore parrocchiale della Cattedrale diocesana (1992-1993); Vicario generale della diocesi (1993-2003); Direttore della Scuola Diaconale (1992-2004); Giudice del Tribunale Interdiocesano di Aparecida (dal 1993); Parroco della Cattedrale diocesana São Dimas (1993-2004); Amministratore diocesano di São José dos Campos (2003-2004).

Il 20 ottobre 2004 è stato nominato Vescovo di São José dos Campos e ha ricevuto l’ordinazione episcopale l’11 dicembre successivo.

Dal 2008 è Membro della Commissione Episcopale Nazionale per i Tribunali Ecclesiastici di Seconda Istanza e dal 2011 svolge l’incarico di Vice Presidente della Conferenza Episcopale Regionale dello Stato di São Paulo.

Fonte: http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/dom-moacir-e-nomeado-arcebispo-de-ribeir-o-preto-1.396737

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.