"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 28 de julho de 2015

Sant'Ana, mãe de Nossa Senhora

São Joaquim e Santa Ana
Sant’Ana-padroeiraNão se encontra na Sagrada Escritura, nem na tradição inicial da Igreja qualquer passagem ou menção a Sant’Anna e São Joaquim, pais de Nossa Senhora. Um livro do século II conhecido como Proto-evangelho de Tiago traz referências, com detalhes discutíveis. O livro é apócrifo, ou seja, não reconhecido como digno de figurar no cânon (na lista) dos livros bíblicos de autenticidade comprovada.
O máximo que se pode esperar da literatura apócrifa é a chance de conter algum elemento da tradição oral. Então, o que explicaria o culto prestado ao santo casal Joaquim e Ana desde o mais longínquo passado? A condição de ser “mãe da Mãe de Deus”, supõe em Santa Ana virtudes, graças e prerrogativas em quem educou a educadora de Jesus. Se nos falta a documentação histórica confiável, surpreende-nos a difusão rápida do culto antes entre os cristãos do Oriente e, bem mais tarde, na liturgia romana.
Casal exemplar da cultura hebraica, Sant’Anna e São Joaquim viveram na “plenitude do tempo”, ou no tempo crucial da história da salvação. Foram testemunhas históricas do cumprimento das promessas de Deus repassadas desde os patriarcas em todas as gerações. Sua glória é terem sido os pais daquela a quem foi oferecida a missão de ser a mãe do Messias prometido. No confronto entre documentação histórica insuficiente e testemunho inconteste da veneração popular a Santa Ana e São Joaquim, fecha-se o círculo misterioso do amor de Deus em sua intervenção salvífica. Os laços do sangue e parentesco servem de instrumentos biológicos, psicológicos e pedagógicos pelos quais Deus abdica de sua divindade e faz-se igual a nós. O Verbo vem a nós na carne. O sangue de Jesus Cristo foi sangue das veias de seus avós.
São João Paulo II observa: foi Sant’Ana quem ensinou sua filha Maria a ser mãe.
Nem podemos imaginar palavras, pensamentos e intercâmbios de afetos com que os pais de Nossa Senhora e ela mesma se comunicavam a sua experiência do divino. Partilhavam o assombroso conhecimento da Revelação, inquiriam sobre os caminhos de Deus iluminando suas expectativas. São João Paulo II observa: foi Sant’Ana quem ensinou sua filha Maria a ser mãe. E com o esposo Joaquim teve a chance de aprender a serem avós de Jesus num convívio familiar, humilde, sereno e confiante. Num ambiente de simplicidade próprio da plena aliança com o Senhor Javé. É oportuno pensar na lição da terceira idade vivida pelo casal. Segundo uma tradição São Joaquim e Sant’Ana já seriam idosos quando da concepção de Maria. A prevalecer esta suposição eles podem ser invocados por nós também como padroeiros e modelos dos idosos e dos avós. No Brasil a invocação a Sant’Ana dá o nome e/ou proteção a várias cidade. É feriado em 36 municípios. No livro dos Provérbios, capítulo 31, descreve-se a personificação perfeita de Sant’Anna como a mulher virtuosa da Bíblia.
Pe. Antonio Clayton Sant’Anna, CSsR

http://www.diocese-sjc.org.br/santana-mae-de-nossa-senhora/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.