"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Nova aliança

Dom José Alberto Moura

Nova aliança

Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros (MG)

O ser humano sozinho na história perde a direção ou a possibilidade de alcançar a plenitude da vida realizadora. Até inventa muitos tipos de divindades para compensar seus limites. Mas deuses falsos não dão essa base de sustentação. O que é material, perceptível pelos sentidos e limitado ao tempo e ao espaço não dá suporte à total felicidade. Temos sede de infinito. Sozinhos não conseguimos a saciedade. Por isso, muitos buscam cada vez mais ter o que é material, prazeres e projeção pessoal, julgando que isso os fará felizes. Mas a felicidade imorredoura ninguém adquire por si só.

O maior aliado humano é o verdadeiro divino. Com Ele, mesmo na nossa limitação, encontramos a razão de ser da existência. Mas Deus age em quem se coloca como um terreno sequioso por água para frutificar os próprios dons. Aceitar sua aliança é vital. Para isso, o plano divino nos põe como sua imagem e semelhança. Como Deus é o Criador e cuidador do universo, colocou-nos neste planeta para dele cuidarmos e vivermos em harmonia com a natureza e entre nós humanos. Se fizermos o dever de casa, temos base suficiente para nos realizarmos aqui, tendo vida digna, e depois na eternidade (Cf. 1 Coríntios 15,54-57). Para isso, aceitamos viver a aliança com Deus, dentro dos princípios éticos, morais e verdadeiramente humanos. Caso contrário, teremos injustiças, discriminações, agressões, também à natureza, guerras, fome, miséria, má formação de família, política injusta e os demais desmandos.
Mesmo na não adesão humana à aliança divina, Deus quis refazer a aliança conosco, mostrando, de modo humano, o que realizar para restabelecermos a nossa com Ele. Quis a mediação da moça Maria para nascer com nossa natureza humana, sem deixar a divina. Mostrou-o com a ressurreição. Em contrapartida da adesão de Maria à vontade dele, fez com que ela, após a morte, fosse ressuscitada e elevada até o céu. Ele também nos promete a ressurreição, se a imitarmos, mostrando e levando o que é de seu Filho a todos. Quem recebe Cristo, age à semelhança dele. Só faz o bem. Promove a vida digna e de sentido a todos. Não se cansa de se doar para que o semelhante tenha vida incluída na fraternidade e o necessário para viver como pessoa humana.
Assim como os antigos judeus carregaram a arca da aliança, como sinal da presença de Deus que caminhava com o povo (Cf. 1 Crônicas 15,3-16. 16,1-2), Maria nos trouxe a presença do Filho de Deus, que nos garante a nova aliança, com a base se sustentação de nossa vida e salvação.
De nossa parte, para a prática do compromisso da aliança com Deus, somos instados a imitar Maria na execução da vontade de Deus, para sermos realmente felizes. É o que o próprio Jesus afirma: “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” (Lucas 11,28). É bom sublinhar: não só ouvir, mas praticar!

http://www.cnbb.org.br/outros/dom-jose-alberto-moura/17109-nova-alianca

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.