"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 8 de setembro de 2015

O amor à Pátria


201111031026101
Em nosso hino da Liberdade cantamos: “Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”. Mas o que é “ficar a pátria livre” hoje?
Não é mais vê-la livre das invasões por parte de outros povos; mas ver a pátria livre dos seus males. De onde vem a corrupção deslavada e institucionalizada? Vem sim dos saqueadores do erário público, mas também de cada um que aceita burlar as leis para tirar vantagens ilícitas. Sem construir o homem não é possível construir o mundo.

Infelizmente, na mente de muitos, foram apagadas as importantes palavras: PÁTRIA e CIDADANIA. Evaristo da Veiga nos ensinou a cantar: “Já podeis, da pátria filhos, ver contente a mãe gentil: Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil”! Devemos trocar hoje a palavra “liberdade” por “honestidade”?
amoralcatolica
Tornar a pátria livre é hoje lutar por uma cruzada de honestidade privada e pública, integridade e retidão ética. A pátria só será livre de fato se houver comprometimento moral e ações virtuosas de todos os cidadãos, especialmente dirigentes honestos, sábios e preparados.
O civismo exige que não se vote em patifes, aqueles dispostos a saquear o patrimônio da nação, aqueles, como disse o Marquês de Maricá, que têm “muito patriotismo na boca, mas grande ambição no coração”.
Para tornar a pátria livre e grande é preciso que cada brasileiro se conscientize que é preciso trabalhar honestamente, de modo competente para o engrandecimento do país. A pátria somos todos nós, uns ajudando aos outros, fazendo a sociedade mais humana.
A Nação exige a existência de leis razoáveis que assegurem os direitos de todos. Por isso, os governantes devem zelar pela sua observância e os cidadãos devem respeitá-las.
Para que a Pátria seja de fato livre, a sua legislação não pode ser contrária aos princípios da lei natural e aos Mandamentos de Deus, pois as leis humanas devem ter por fundamento as normas divinas. “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor!”.
Leia também: Pátria e Bíblia
Quem não ama a sua Pátria, traindo-a com sua má conduta, é um filho ingrato. Quem não admira a sua pátria é um despatriado. Quem não a ama, com a sua origem religiosa e com as suas vitórias no campo da honra, não tem valor moral e é um perigo para toda a sociedade.
O “7 de setembro” deve ser um dia de reflexão, de renovar o amor ao Brasil, esta terra maravilhosa de Santa Cruz. Tudo depende de cada um de nós. Deus nos deu tudo que precisamos, falta apenas fazer a nossa parte.
A Igreja ensina que “É dever dos cidadãos colaborar com os poderes civis para o bem da sociedade, num espírito de verdade, de justiça, de solidariedade e de liberdade. O amor e o serviço à pátria derivam do dever de gratidão e da ordem de caridade. A submissão às autoridades legítimas e o serviço do bem comum exigem que os cidadãos cumpram seu papel na vida da comunidade política”. (CIC, § 2239)
“A submissão à autoridade e a corresponsabilidade pelo bem comum exigem moralmente o pagamento de impostos, o exercício do direito de voto, a defesa do país: Dai a cada um o que lhe é devido: o imposto a quem é devido; a taxa a quem é devida; a reverência a quem é devida; a honra a quem é devida (Rm 13,7)” (CIC, §2240).construirohomem
O Apóstolo nos exorta a fazer orações e ações de graça pelos que exercem autoridade, “a fim de que levemos uma vida calma e serena, com toda piedade e dignidade” (1 Tm 2,2).
Mas as autoridades precisam aprender o que disse o Papa Francisco: “autoridade significa serviço”. Servir a Nação, e não se servir dela.
Prof. Felipe Aquino
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2015/09/07/o-amor-a-patria/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.