"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Bispos apontam ações para o cuidado com a "Casa comum"

 

NOTÍCIAS
Motivados pela encíclica Laudato Si', Conselho Permanente aborda gestos concretos realizados nas dioceses
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) refletiu, na manhã desta quarta-feira, 28, a respeito da encíclica Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum.  O texto, publicado pelo papa Francisco em maio deste ano,  apresenta críticas ao consumismo e desenvolvimento irresponsável. Fala da mudança e da unificação global de ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. 

Na reunião, os bispos falaram sobre gestos concretos que já estão acontecendo nas comunidades do Brasil e discutiram formas de fazer com que a encíclica chegue nos diferentes âmbitos da sociedade. 
O arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, ao tratar da questão da água, lembrou dos projetos de construção de cisternas no semiárido brasileiro como uma iniciativa que recebeu muita atenção da Igreja e da sociedade civil organizada. “O acesso à água, que é um bem comum, deve ser refletido”, alertou. 
O bispo auxiliar de Manaus (AM), dom Mário Antônio, expressou preocupação com a contaminação da água na região. “Manaus está em situação de calamidade. Duas coisas nos preocupam: lixo e água contaminada”, pontuou. Dom Mário recordou, ainda, a iniciativa de dom Roque Paloschi, na diocese de Roraima. Disse que o bispo mobilizou a capital, Boa Vista, para a coleta do óleo de cozinha. 
O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, descreveu algumas ações realizadas na sede nacional da entidade. Citou a coleta seletiva do lixo, a implantação da energia solar no edifício e a motivação para que os colaboradores evitem o copo de plástico, usando canecas próprias, a exemplo do que acontece em instituições como a Adveniat e a Misereor
Em Aparecida (SP), dom Darci Niccioli informou que estão plantando mais árvores no estacionamento do Santuário Nacional. 
Em Paranavaí, de acordo com o bispo diocesano, dom Geremias Steinmetz, cada paróquia assumiu o compromisso de realizar duas ações em favor da “casa comum”. A iniciativa é resultado da Assembleia Diocesana. 
Reunião
O Conselho Permanente da CNBB está reunido desde ontem, 28, para tratar de diferentes assuntos. Constam, ainda, na programação de hoje: O Ano da Misericórdia, a Escola Nacional de Formadores, Sínodo dos Bispos. O evento prosseguirá até amanhã, 29. Às 11 horas, a Presidência da CNBB concederá entrevista coletiva à imprensa. 
Foto: Pastoral Universitária

http://www.cnbb.org.br/imprensa/noticias/17556-bispos-apontam-acoes-de-cuidado-com-a-casa-comum.html

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.