"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Homilia - 32º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 08 de novembro de 2011

DIOCESE DE LIMEIRA

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira, SP

32º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 08 de novembro de 2011 

“Esta viúva pobre deu mais que todos os outros” Mc 12,44)

Leituras: 1Reis 17, 10-16; Salmo 145 (146), 7.8-9a.9bc-10 (R/.1); Hebreus 9, 24-28; Marcos 12, 38-44 ou abreviado Mc 12, 41-44.

COR LITÚRGICA: VERDE

Animador: A liturgia de hoje nos fala do verdadeiro culto que agrada a Deus. Para Ele não interessa grandes manifestações religiosas, e sim, atitudes permanentes de entrega ao seu plano de amor, para doar a vida em benefício dos irmãos.

1. Situando-nos: O Longo caminho feito. Nele Jesus veio instruindo seus discípulos. Padronizados segundo esquemas puramente humanos de pensar a religião, eles sempre tiveram grande dificuldade em entender a proposta messiânica do Filho de Deus, Jesus, como humilde e obediente Servo que tem de passar pelo sofrimento, cruz e ressurreição. Hoje, já no ponto final do caminho, isto é, em Jerusalém, coração da religião judaica onde será humilhado e morto, Jesus se encontra precisamente no templo, com uma grande multidão de pessoas a ouvir seus pensamentos (cf. Mn 12, 38-44). Nós hoje, aqui reunidos, fazemos também parte desta multidão à escuta do nosso Mestre.
2. Recordando a Palavra: Entre os ensinamentos, a partir de sua pessoal experiência de Deus como discreto e ativo amor, Jesus nos alerta no sentido de tomar cuidado com os “doutores da Lei”. Em outras palavras, quem quer ser discípulo e discípula do Reino de Deus tem que superar dentro de si todo espírito de poder, ostentação, vaidade, privilégios, piedade hipócrita, exploração dos pobres, neles observáveis. Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas, gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações (cf. v. 38-40). “Por isso” – conclui Jesus – “eles receberão a pior condenação” (v.40). Em outras palavras, tal espírito não leva a nada, porque não se encaixa no espírito do Reino de Deus.
Sentado no Templo, Jesus observava como “a multidão” colocava suas moedas nos cofres e como “muitos ricos depositavam grandes quantias” (v. 41). Uma “pobre viúva” depositou “duas pequenas moedas, que quase não valiam nada” (v.42). Então o Mestre chamou os discípulos e disse: “Vou lhes dizer uma verdade. Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros... Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver” (v.43-44).
Faz lembrar a pobre viúva de Sarepta no templo do profeta Elias, como vimos na primeira leitura (1Rs 17,10-16). Numa época de carestia total por causa de uma seca, ela só dispunha de um restinho de farinha. Confiando no Deus anunciado pelo profeta, ela não teve dúvida: com aquele último bocadinho de farinha fez um pão e, com ele, saciou o profeta, ela e o filho dela “durante muito tempo”. A generosidade dela celebrou a generosidade de Deus. Veio mostrar que Deus faz justiça aos que são oprimidos, dá alimentos aos famintos, liberta os aprisionados, abre os olhos aos cegos, ergue o caído, ama quem é justo, protege o estrangeiro, ampara a viúva e o órfão, confunde os caminhos dos maus, ele reinará para sempre. É o que cantamos hoje como Salmo 146, cujo refrão ressoa assim: “Bendize, minh’alma, bendize ao Senhor!” (v.1).
Tal amor generoso de Deus se manifestou e se concretizou em sua plenitude na pessoa do Cristo que “foi oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão”, como vimos na segunda leitura.
3. Atualizando a Palavra
Jesus critica três aspectos do comportamento dos “doutores da Lei”: “em primeiro lugar, a vaidade, que é a busca de reconhecimento dos demais (v.38-39). Em segundo lugar, a hipocrisia, pela qual usam a religião para camuflar o egoísmo mais agudo: “fingindo fazer longas orações’ (v.40). Finalmente uma conduta muito mais grave: abusam dos pobres (v.40)”, (ROMAGUERRA, j. m. El evangelio en médio a la vida. Domingos y fiestas del ciclo B. Op. Cit., p. 172).
Por exemplo, caso uma mulher enviuvasse, principalmente se ela não tivesse filho que a sustentasse, sucedia até que ela era induzida a passar os bens do marido para o templo em troca de algum mínimo benefício assistencial, e olha lá! E quem tirava proveito das riquezas injustas do templo? Eram as autoridades religiosas, os “doutores da Lei”! Por isso que Jesus os critica severamente dizendo: “Eles devoram as casas das viúvas” (v.40), deixando-as, portanto, literalmente “depenadas”.
Por isso se entende também a especial admiração mostrada por Jesus pela “pobre viúva” do templo que, “na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver” (v. 43-44). Diferentemente dos ricaços que davam do seu supérfluo, ela deu toda sua vida. Confiou-se nas mãos de Deus, todinha. Isso que é generosidade! Jesus mesmo se viu nela, com certeza, e nos leva a refletir!
“A generosidade que Jesus preza é duplamente generosa. É radical, pois priva a gente do necessário. É gratuita, pois ocorre sob os olhos de Deus, com quem não é possível fazer negócios escusos. Dá-se tudo sem pedir nada de volta. ‘Loucura, a vida não é assim!’. Mas na loucura está a felicidade de amar sem restrição nem cálculo, como que para responder ao infinito amor de Deus para conosco. Generosidade gratuita é imitação de Deus (cf. Mt. 5, 45-48), como que para responder ao infinito amor de Deus para conosco. Generosidade gratuita é imitação de Deus. Mas, e o lucro é que é o ‘céu’? ‘Deus te pague’, ‘Dar ao pobre é investir no céu’....
Essas maneiras de falar, examinadas à lupa, mostram ainda muito egoísmo. Não devemos ser generosos para comprar o céu. Devemos ser generosos, porque o céu já chegou até nós, porque Deus veio à nossa presença em Jesus. Em certo sentido já ganhamos o céu, porque Jesus se doou a nós. E é por isso que queremos ser generosos como a viúva da entrada do templo e a viúva do tempo de Sarepta, por gratidão”, (KONINGS, J. Liturgia dominical. Mistério de Cristo e formação dos fiéis,...p.345).
4. Ligando a Palavra com ação litúrgica
Que Deus nos liberte e nos ajude a vivermos a verdadeira generosidade ensinada pelo nosso Messias e Salvador, nosso Mestre Jesus de Nazaré. Por isso que, no início desta celebração, fizemos este significativo pedido: “Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todos obstáculos para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço” (Oração do dia).
Ao partir o pão nesta celebração reconhecemos presente entre nós a generosidade do nosso Salvador que se nos dá totalmente como Corpo entregue e Sangue derramado. Humilde e pobre feito um simples pedaço de pão, é desta maneira que ele nos vem iluminar com seu Espirito e nos fortalecer em nossa caminhada cristã.
Por isso que depois de participarmos desta generosa Ceia pascal, cheios de gratidão concluímos com este pedido a Deus: “Fortificados por este alimento sagrado, nós vos damos graças, ó Deus, e imploramos a vossa clemência; fazei que perseverem na sinceridade do vosso amor aqueles que fortalecestes pela infusão do Espírito Santo”. Que a graça da autenticidade seja uma constante em nós que recebemos a força do Espirito de Jesus. Amém!.
Oração da Assembleia
Presidente: Abramos nosso coração e de modo confiante dirijamos nossos pedidos a Deus Pai, certos que Jesus, que está junto do Pai, intercede conosco e a nosso favor.
1. Senhor, que tua Igreja seja no mundo sinal de acolhida, amor e generosidade, para que todos encontrem nela o teu amor. Peçamos:
Todos: Senhor, ajude-nos a partilhar.
2. Senhor, que os governantes e seus auxiliares, cuidem do bem comum em favor de todo o povo, principalmente os mais necessitados. Peçamos:
3. Senhor, que os membros de nossa comunidade, através da caridade e da oração, sejam transfigurados à imagem de Cristo. Peçamos:
4. Senhor, que tenhamos um coração generoso e fraterno, que revele o sinal de que somos teus discípulos. Peçamos:
(Outras intenções)
Presidente: Ouve, ó Pai, as nossas preces e atendei com amor e bondade as nossas súplicas. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
Lançai, ó Deus, sobre o nosso sacrifício um olhar de perdão e de paz, para que, celebrando a paixão do vosso Filho, possamos viver o seu mistério. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém
ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
Fortificados por este alimento sagrado, nós vos damos graças, ó Deus, e imploramos a vossa clemência; fazei que perseverem na sinceridade do vosso amor aqueles que fortalecestes pela infusão do Espírito Santo. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém
ATIVIDADES DO BISPO DIOCESANO
Dia 06/07/08 de novembro: Encontro de Comunicação (PASCOM) em Campos de Jordão, SP.
Dia 08 De novembro - domingo: Crisma – Jesus Cristo Bom Pastor – Padre Vitor – Limeira – 18h00.
Dia 10 De novembro – terça-feira: Missa – terço dos homens – Santa Luzia- Cordeirópolis – Padre Anderson – 19h30min.
Dia 12 De novembro – quinta-feira: Missa e investidura de Ministros leigos – Santo Antônio – Pirassununga – 19h30min.
Dia 13 De novembro – sexta-feira: atendimento na residência episcopal – 09h00 até 11h00; Crisma – Nossa Senhora de Fátima – 20h00 – Limeira – Padre Márcio Marcelo.
BÊNÇÃO E DESPEDIDA:
Presid.: Que o Senhor os abençoe e ajude a compartilharem daquilo que são e têm para com os mais necessitados. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
Presid.: - Abençoe-nos o Deus todo-poderoso: Pai, e Filho e Espírito Santo. Amém!

ENVIO: Ide em paz e o Senhor nos acompanhe. Graças a Deus.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.