"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Carta Pastoral de Convocação do Ano da Misericórdia

Logo
ANO DA MISERICÓRDIA

            O papa Francisco convocou um “Ano da Misericórdia” como um Jubileu e ano Santo para celebrar os cinquenta anos de encerramento do Concílio Vaticano II. Diz o Papa em sua carta, na Bula de Proclamação do Jubileu extraordinário da Misericórdia: “há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei UM JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA, como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes… O ano Santo abrir-se-á no dia 08 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição… e será encerrado na Solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, 20 de novembro de 2016”. (Papa Francisco in Misericordiae Vultus). E o Papa segue dando orientações a todas as Dioceses do mundo, a respeito do sentido e da celebração do ano da Misericórdia em cada Igreja Particular. Obedecendo às orientações do Santo Padre, como Bispo Diocesano de São José dos Campos, pela carta pastoral que segue abaixo, convoco toda a nossa Diocese a celebrarmos com alegria e entusiasmo este ano Jubilar.

CARTA PASTORAL DE CONVOCAÇÃO DO ANO DA MISERICÓRDIA NA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
 Queridos membros do Clero, Religiosos e Religiosas, Consagrados e Consagradas, Leigos e Leigas e pessoas de Boa Vontade. Seguindo o magistério pontifício, convoco por esta Carta Pastoral a realização em nossa Diocese do ANO DA MISERICÓRDIA, conforme a programação proposta pelo Santo Padre, o Papa Francisco, a Santa Sé e a equipe de animação de tal celebração em nossa Diocese. Aproveitaremos para celebrar, neste ano Jubilar da Misericórdia, os 35 anos de nossa Diocese, receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, em preparação às celebrações tricentenárias do encontro de sua imagem no rio Paraíba, no ano de 2017, e aprovar o Plano Diocesano de Pastoral para os próximos anos, em uma nova Assembleia Diocesana. Na mesma força do amor, quando o Papa proclama um Jubileu Extraordinário, o Ano da Misericórdia, a Diocese propõe aos seus fiéis este lema como ideia inspiradora para o ano pastoral: Ousar o “olhar” da misericórdia. A expressão comporta dois sentidos: deixarmo-nos olhar por Deus que nos ama e não desiste de repousar sobre nós o seu olhar de misericórdia e, ao mesmo tempo, sermos portadores desse olhar de misericórdia. Como diz o Papa, na bula de proclamação deste Jubileu: «há momentos em que somos chamados, de maneira ainda intensa, a fixar o olhar da misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai» (MV 3). Este ano é um tempo favorável para a Igreja, uma oportunidade para contemplar o mistério da misericórdia, o rosto de Cristo, que é fonte de alegria, serenidade e paz (cf. MV 2).
No coração do Sucessor de Pedro ecoa bem forte, o grito dos pobres que clamam por amor e justiça, pobres nas mais dramáticas formas e circunstâncias; pobreza e sofrimento que são consequências da gravidade do pecado dos homens. Mas Deus responde com a plenitude do perdão e a missão da Igreja é anunciar a Sua misericórdia.
O Século XXI, do qual decorreram apenas 15 anos, está marcado por inúmeras guerras, violências, execuções sumárias e indiscriminadas, o escândalo do tráfico humano, fratricídios e injustiças sociais a que assistimos, todos os dias, comodamente, nos sofás das nossas casas. A este espetáculo horrendo, o Papa Francisco tem chamado IIIª guerra mundial aos pedaços. Infelizmente, algumas dessas violências até são evocadas em nome de Deus.
O Ano Santo terá a sua abertura em Roma, pelo Papa, a 8 de Dezembro de 2015 e nós, aqui na Diocese de São José dos Campos, faremos a ABERTURA DA PORTA SANTA no dia 17 de dezembro, em nossa Igreja Catedral, com um rito próprio e muito bonito. Aproveitaremos a oportunidade para celebrar o jubileu de prata de quatro presbíteros de nossa Igreja Diocesana. Abrirei, também, no dia 22 de dezembro, na Paróquia de Nossa Senhora da Santíssima Trindade a PORTA SANTA para a região de Jacareí, na Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso.
Convoco a todos a celebrar com alegria, muita fé, espírito de conversão, este Ano da Misericórdia. Peço que tudo o que for programado pela Diocese, Paróquias, Movimentos, Pastorais, Serviços, Ministérios, Comunidades, seja bem realizado e tudo seja comunicado ao setor de Pastoral de nossa diocese, para conhecimento e para envio a Roma dos atos acontecidos em nossa Igreja Particular. Aproveitem para usar todos os subsídios que a Igreja está colocando à disposição dos fiéis para a celebração deste jubileu. No dizer do Papa, será “um Ano Santo extraordinário para viver, na existência de cada dia, a misericórdia que o Pai, desde sempre, estende sobre nós. Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para repetir que nos ama e deseja partilhar conosco a sua vida”. Que Maria, mãe de Deus e nossa, a MÃE DA MISERICÓRDIA, ajude a todos a sermos testemunhas vivas de Jesus e “sermos Misericordiosos como o Pai”.

São José dos Campos, 01 de dezembro de 2015.
Esta carta será publicada no Jornal Expressão, edição de dezembro.
D. José Valmor Cesar Teixeira, SDB – Bispo Diocesano
Baixe a Carta Pastoral para imprimir e colocar no mural de sua paróquia e enviada aos membros do CPP.


"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.