Marcos 5,1-20
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2 Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. 3 Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4 Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5 Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6 Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7 e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8 Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9 Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10 E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11 Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12 O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13 Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14 Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15 Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo. 16 Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17 Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18 Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19 Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20 E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Esta pessoa endemoninhada perdeu o que tinha de mais sagrado: a sua identidade. Perder a identidade é não mais se ter a si próprio. Quem não se tem a si próprio fica à deriva... Este homem do Evangelho vivia totalmente perdido, sem esperança, em local que não era para quem quer viver. A força do mal lhe fez perder o foco principal da existência. Ele já não mais se tinha a si próprio... Contudo, a força divina de Jesus lhe devolve a alegria de viver. De possuído pelo mal se torna um grande anunciador do Evangelho da vida. O encontro pessoal com Cristo transforma a vida de qualquer pessoa. Este é o maior segredo: deixar que Jesus nos alcance, onde quer que nos encontremos, para podermos redefinir nossos objetivos, nossas metas, nossos sonhos... Nada melhor do que sermos discípulos(as) missionários(as) ardorosos(as) e entusiastas deste amor maior que é o próprio Jesus, que nos liberta e salva.
Oração
Senhor Jesus, fonte de toda libertação, liberta-me de todas as escravidões que me fazem perder a consciência de pertencer a Ti, único Deus verdadeiro. Defende-me das ciladas do maligno. Renova em mim, diariamente, a fé, a esperança e a caridade. Não me deixes desanimar diante das dificuldades da vida e faze-me forte o suficiente para enfrentar as forças do mal. Regenera-me com Teu amor. Ensina-me, Jesus, a colocar a vida a serviço do Reino de Deus, sendo fiel discípulo(a) missionário(a). Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
------------------------------
Desejo-te um dia de muita libertação interior.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano
------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16