"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O resgate da amizade e da ternura entre homem e mulher

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos (RJ)


Dias passados a mídia internacional e nacional veiculou de forma leviana e tendenciosa as cartas entre São João Paulo II e uma amiga casada, levantando suspeitas infundadas sobre a imagem de um homem de Deus que marcou profundamente nossa época. 

Além da intenção de semear a dúvida e atingir a moral deste Papa que tanto bem fez a humanidade, percebe-se uma mentalidade pansexualista que sob a perspectiva da tirania do prazer, inviabiliza ou desacredita da possibilidade de uma verdadeira amizade, com sentimentos nobres e plenamente humanos entre o homem e a mulher. 
Mais, pareceria que o único interesse que pauta a agenda entre o homem e a mulher é a cama ou seja a sexualidade genital. Esta visão além de empobrecer e esvaziar a vocação do ser humano à comunhão e ao amor, transforma a pessoa em atleta sexual, objeto e parque de diversões para programas somente carnais e de vazão dos instintos. 
O próprio amor conjugal se vê degradado e reduzido com esta ótica fragmentária e materialista. O cristianismo longe de reprimir a sexualidade a integra e a torna sinal da linguagem da doação agápica entre o homem e a mulher, testemunhando uma autêntica teologia do corpo como sacramento do amor e da comunhão, uma das grandes contribuições do Papa São João Paulo II. É significativo ver em Jesus o Filho de Deus, a vivência e o ensino do amor amigo e casto, pois, surpreendeu aos próprios apóstolos a sua liberdade de deter-se para conversar com as mulheres como com a samaritana. 
Que aprendamos a testemunhar e a concretizar na nossa vida a cultura do encontro e da amizade entre o homem e a mulher, que dignifica a ambos, levando a realização dos valores da gratuidade, reciprocidade, beleza e lealdade da amizade cristã. Deus seja louvado!

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18205:o-resgate-da-amizade-e-da-ternura-entre-homem-e-mulher&catid=391&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.