"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

quarta-feira, 2 de março de 2016

CF: integrar fé e vida

Dom Aldo di Cillo Pagotto
Arcebispo da Paraíba



A espiritualidade cristã vivida na Campanha da Fraternidade visa integrar a fé com a vida. A CF2016 envolve-nos na construção da qualidade de vida, convictos de que participamos da comunidade humana. Somos da mesma família, entanto nossa casa está descuidada. Daí o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. O acesso à água tratada e ao saneamento básico significa conquistar as condições para todos se desenvolverem como civilizados.

O Instituto “Trata Brasil” apresenta dados: somente 39% do esgoto são tratados no território nacional e nas 100 maiores cidades brasileiras a média não chega a 41%. Apenas 10 das grandes cidades conseguem tratar mais de 80% do seu esgoto. Na Região Norte, menos de 15% do esgoto são tratados, contra 43,9% no Sul e no Sudeste - regiões que apresentam os melhores números. Isso explica a facilidade com que o mosquito da dengue proliferou e hoje, interagindo com outras espécies, modificou sua genética, espalhando a epidemia da chikungunya, zika e doenças endêmicas piores.
Nas grandes, médias ou pequenas cidades raramente os governos investem na seleção e na reciclagem do lixo. Continuam sendo focos de várias doenças, incluindo os catadores que poderiam ser mais valorizados. O Governo Federal afirma a inclusão de 30 milhões de pobres. Na realidade o nível de aprendizado e habilidades escolares e profissionais é de fazer vergonha. O Texto Base da CF 2016 traz dados resultantes de pesquisas, aliás ilustradas ao vivo, no dia a dia do combate ao mosquito. Mais de 51% da população brasileira não têm acesso à água tratada e esgotamento sanitário. Mais de 100 milhões de pessoas moram em espaços sem água potável nem tratamento de esgoto. Sem agredir ninguém, nosso povo necessita de orientações para prevenir doenças evitáveis.
O “Trata Brasil” estipula R$ 303 bilhões nos próximos 20 anos para universalizar o acesso à água e ao esgotamento sanitário. Se incluirmos os serviços de manejo de resíduos e de drenagem de águas pluviais urbanas, o custo será de R$ 508 bilhões. Sugestão às lideranças: apresentar aos candidatos às próximas eleições municipais as reivindicações da vida digna, contemplando acesso à água e devido tratamento sanitário. Há mais de 30 anos a Pastoral da Criança vive práticas exitosas (acesse www:pastoraldacrianca.org.br). A CF2016 trata de temas abrangentes relativos à educação e saúde pública, tornando-se um roteiro de reflexões e atividades práticas na missão de inclusão com justiça social. O acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é condição necessária para a superação da injustiça social e para a erradicação da fome.
http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18263:cf-integrar-fe-e-vida&catid=198&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.