Sexta-feira, 13 de maio de 2016 – Nossa Senhora de Fátima – Santa Maria Domingas Mazzarello – Co-fundadora das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora.
João 21,15-19
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15 e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.16 E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”.Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17 Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?”Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18 Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19 Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
É alentador ler este trecho do Evangelho. Precisamos nos dar conta de que Jesus faz a mesma pergunta 3 vezes e, para mais ninguém, a não ser Pedro. Pedro foi escolhido para ser o representante direto de Jesus no governo da Igreja por Ele fundada. Amar a Fonte do amor, que é o próprio Jesus, era a condição fundamental para ser escolhido. E Pedro afirmou com convicção: eu Te amo. Somente quem tinha muito amor é que teria condições para apascentar as “ovelhas”. Afinal, as “ovelhas” exigem muito amor. Contudo, sabemos pela história que Pedro foi também um grande negador de Cristo. Nos momentos que se exigia dele uma resposta convicta, ele fracassou. Depois, porém, toma consciência do erro e retoma o caminho da vida redescobrindo a fonte do amor. Fica evidente que não serão nossas infidelidades que arrancarão de nossos corações a capacidade de amar. O que tem de mais significativo nisso tudo, é que Cristo, sabendo que somos pecadores, não exige perfeição absoluta como condição para segui-Lo. Perfeição é uma questão de processo. Somente o amor, como condição principal para o seguimento, é a exigência para segui-Lo. Ainda que tenhamos cometido muitos pecados, somos capazes de retomar o caminho da vida e de amar. O mais importante é deixar que Deus nos toque com a sua graça.
Oração
Senhor Jesus, fonte do amor que restaura e salva, ensina-me a amar para poder doar a vida. Também eu, Senhor, juntamente com Pedro, teu(a) escolhido(a), quero dizer-Te, quantas vezes for necessário, o quanto Te amo e Te quero em minha vida de batizado(a) comprometido(a) na defesa da vida. Aliás, Tu sabes tudo Senhor, tu sabes bem que Te amo e, que estou disposto a seguir-Te, hoje, nas minhas opções fundamentais. Todavia, peço-Te a graça do verdadeiro arrependimento de minhas faltas, para poder ser atingido por Teu infinito amor. Dá-me força e coragem, Senhor, para transformar minhas atitudes. Com a Tua graça e, com a assistência do Espírito Santo, quero entregar a Ti o leme de minha existência. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Não te esqueças de que Domingo teremos a Missa de Pentecostes ou Culto Dominical... Dá tempo ao Senhor. Ele merece todo o nosso tempo.
Aceita meu abraço fraterno.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano