"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 2 de maio de 2016

O serviço do sacerdote Conselheiro Espiritual

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo de Juiz de Fora (MG)


Há vários anos que sou sacerdote conselheiro espiritual em uma das Equipes de Nossa Senhora em minha querida Arquidiocese de Juiz de Fora.
Neste tempo tenho ficado muito feliz com o que eu vejo acontecer nas Equipes de Nossa Senhora. As ENS são para mim verdadeira inspiração de Deus para ajudar as famílias a se ajudarem. 

Os casais se encontram iluminados pela Palavra de Deus, têm uma abertura de fé e de confiança total, abrem seus corações e à luz da Palavra de Deus se dirigem ao seu lar e solucionam problemas que possam aparecer.
As ENS formam uma verdadeira comunhão entre os casais participantes, elas se irmanam, o sofrimento de um é o sofrimento do outro, alegria de um é a alegria do outro. E assim vão vivendo cada vez mais forte na fé. 
Com participação na vida da Igreja, na paróquia, a vida sacramental fica enriquecida e iluminada. Os casais que se encontram nas ENS trazem para seus filhos, netos e demais familiares a luz de Deus. São canais que Deus usa para iluminar as famílias. Portanto, as ENS não são apenas equipes de casais, mas verdadeiras equipes de família. E os filhos recebem os reflexos da vivência espiritual firme, forte, profunda de seus pais. Se os filhos assim recebem, também os netos, também os demais parentes. 
Equipes de Nossa Senhora – o nome é muito bonito porque Nossa Senhora é aquela mulher escolhida entre todas as mulheres, bendita entre todas as mulheres, não é uma mulher qualquer, mas única, segundo a Sagrada Escritura. E Ela é a porta por onde Deus quis passar com seu Filho para que o seu Filho chegasse a toda humanidade. Portanto, Nossa Senhora, de fato, é para nós modelo de fidelidade, modelo de abertura à Palavra, ela que disse: “Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim a vossa Palavra”. As ENS procuram fazer justamente isso. Portanto Maria é modelo, é força, é sinal de fidelidade, de amor a Deus, de amor ao próximo. Maria é aquela primeira escolhida por Deus para puxar a fila dos cristãos, ela está na ponta da fila e nós vamos acompanhando seus passos e, quem acompanha seus passos, é claro que está plenamente unido a Cristo, pois Maria foi aquela que esteve com Cristo na vida terrena do princípio ao fim, foi a primeira a acreditar na encarnação do verbo, foi a primeira e única a oferecer o Filho de Deus à humanidade. Portanto, Maria é para nós um dom de Deus. E as equipes dedicadas à proteção e iluminação de Maria assim se fortalecem e vivem plenamente a Palavra de Jesus.
Eu sou muito feliz de ser conselheiro espiritual dessa equipe, se eu pudesse seria também de outras equipes, mas não tenho o tempo necessário para isso. 
Agradeço muito à minha equipe 9, setor B, da Arquidiocese de Juiz de Fora. São casais que se tornaram muito amigos meus. Em todos os momentos me assistem e compartilham as suas alegrias e também posso compartilhar com eles muitas coisas que dependem de uma oração profunda na vida da Arquidiocese de Juiz de Fora, na vida da Igreja.
Envio uma bênção para todos os equipistas, sejam de nossa Arquidiocese, sejam do Brasil ou do mundo.
Permaneçam firmes, espalhem as ENS por onde forem, pilotem, fundem equipes, procurem espalhar esse dom que Pe. Caffarel fundou inspirado por Deus. Ele é um santo, certamente não demorará sua canonização. Que Ele interceda por todos nós no céu. 
Invoco de Deus uma bênção especial para todos, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18652:o-servico-do-sacerdote-conselheiro-espiritual&catid=336&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.