"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Caminho de vida

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre 


Durante o mês de agosto os batizados são convidados a refletir sobre o tema vocação. Vocação é um caminho de vida e de felicidade, realização e salvação. Caminho que toda pessoa é convidada a sondar. A comunidade de fé aponta como caminhos de vida a vocação laical, a vocação à vida consagrada e a vocação ao ministério ordenado.

O termo vocação provém da língua latina: vocare, vocatum, vox, vocis. Portanto, está relacionado a voz. Que voz é esta que se faz ouvir no íntimo do ser humano e que força-o a se perguntar pelo próprio caminho de vida? Essa é uma questão de longo alcance, pois caracteriza a existência humana e cristã.
Na perspectiva da fé cristã, a vocação é compreendida como “chamado de amor que atrai e reenvia para além de si mesmo, descentraliza a pessoa, provoca um êxodo permanente do eu fechado em si mesmo para a sua libertação no dom de si e, precisamente dessa forma, para o reencontro de si mesmo, mais ainda para a descoberta de Deus” (Papa Francisco).
Tal compreensão do que seja vocação causa certa estranheza, pois a própria vida humana deixou de ser avaliada a partir de sua capacidade de sair de si e ir ao encontro do bem e da felicidade dos outros. Entretanto, encontramos, sim, pessoas marcadas por generosidade e abertura de coração, disposição para sair de si. Pessoas que num caminho específico de vida cooperam na realização de ações que favoreçam a vida, especialmente dos mais fracos. 
Os padres, abraçando um caminho característico de vida, cooperam ativamente na promoção da obra da evangelização. São homens que acolheram a voz do coração e decidiram generosamente acolher a solicitação da comunidade de fé de assumirem o ministério ordenado em favor dessa mesma comunidade. Reconhecemos e promovemos o empenho de tantíssimos padres que, com empenho e determinação, realizam a tarefa recebida do próprio Jesus de ir pelo mundo, anunciando o Evangelho a todas as criaturas. Nos mais variados rincões homens e mulheres de boa-vontade podem contar com a presença de santos e dedicados padres.
A característica do ser e agir de Cristo Jesus, acolhida e assumida livremente pelos padres, é algo que não pode ser extinto e nem removido. Ainda que tal característica seja primordial e usualmente relacionada ao culto, pode-se certamente considerá-la como decorrência do compromisso sagrado e público de se colocar a serviço da vida, em todas as suas dimensões, manifestações e situações. 
Quem é o padre? É alguém “ungido para o povo, não para escolher os seus próprios projetos, mas para estar perto do povo concreto que Deus, através da Igreja, lhe confiou. Ninguém fica excluído do seu coração, da sua oração e do seu sorriso. Com olhar amoroso e coração de pai acolhe, inclui e, quando tem que corrigir, é sempre para aproximar; não despreza ninguém, estando pronto a sujar as mãos por todos. O Bom Pastor não usa luvas... Ministro da comunhão que celebra e vive, não espera cumprimentos e elogios dos outros, mas é o primeiro a dar uma mão, rejeitando as murmurações, os juízos e os venenos. Com paciência, escuta os problemas e acompanha os passos das pessoas, concedendo o perdão divino com generosa compaixão. Não ralha a quem deixa ou perde a estrada, mas está sempre pronto a reintegrar e a compor as contendas. É um homem que sabe incluir” (Papa Francisco).

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19273:caminho-de-vida&catid=400&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.