Sexta-feira, 5 de agosto de 2016 – 1ª Sexta-feira do mês – Sagrado Coração.
Mateus 16,24-28
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 24 Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25 Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26 De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27 Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28 Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
A vida, decididamente, não nos pertence. É d’Ele. Foi Ele quem no-la deu. Portanto, se a vida não nos pertence, ela pertence a alguém. Esse “alguém” são as pessoas, destinatárias de todos os dons que Deus colocou em nossos corações. A nossa vida não pode ter o seu fim em si mesma, numa autorrealização egocêntrica e mesquinha. É exatamente nesta perspectiva que Jesus afirma: e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. Portanto, não fiquemos na inércia, na mesmice. Vamos ser criativos(as) na arte de gastar a vida pelos outros. Aqui entra a atitude interior de autorrenúncia. Tarefa muito difícil nos tempos atuais. Dentro desta sociedade marcadamente egocêntrica, mesquinha e individualista, a autorrenúncia por uma causa maior parece ser impossível. No entanto, este é o grande apelo de Jesus. Quando Ele nos diz: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la, Ele nos quer fazer entender que a verdadeira felicidade não consiste em ficarmos presos em nós mesmos, cuidando das nossas coisinhas, mas, que entreguemos a vida por uma causa muito maior do que nós mesmos. Esta causa maior é Ele, Jesus Cristo. Por Ele entregamos a vida na família, no trabalho, no clube, no voluntariado social, etc
Oração
Senhor Jesus, Tu que disseste: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”, ajuda-me, com Tua graça santificante, a ser capaz de autorrenúncia e de tomar diariamente a cruz, seja ela mais ou, menos pesada. Todas as minhas angústias e sofrimentos sejam colocados, grandiosamente, aos pés de Tua cruz redentora. Educa-me para a doação de vida. Ajuda-me a entender o quanto é prazeroso poder gastar a vida em favor das pessoas que colocas diariamente no meu caminho. Arranca-me do egoísmo estéril em que vivo. Faze-me entender que o sentido maior da minha vida consiste em dar sentido à vida das pessoas, por amor a Ti. Obrigado, Senhor, pelo maravilhoso dom da vida e pela possibilidade que tenho de colocá-la a serviço da vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um final de semana repleto da presença de Deus. Não deixes de participar da Sagrada eucaristia ou do Culto dominical.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano