"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Queremos ser Igreja viva


Dom Adelar Baruffi
Bispo de Cruz Alta


Em nossa Visita Pastoral, na Diocese, as comunidades são convidadas a refletir e expressar “que Igreja queremos ser?” Muitas repetem a expressão: “queremos ser Igreja viva”. Segundo a realidade de cada uma delas, oferecem conteúdo a esta afirmação. A vitalidade de nossas comunidades cristãs passa pela capacidade de educar os seus filhos e filhas na fé e gerar vida. Comunidades vivas são comunidades de fé.
Não são clubes ou sociedades. Tampouco são entidades prestadoras de serviço. Triste quando são vistas ou compreendidas como “vendedoras” da graça sacramental, tal qual um supermercado onde se compra o que se necessita, sem estabelecer nenhum vínculo existencial com a mesma. Nossa tarefa é viver exemplarmente a fé, anunciá-la, celebrá-la, construir famílias fundadas no amor e comunidades fraternas e solidárias, para que, em Cristo, nosso povo tenha vida.
Nossas comunidades reúnem aqueles que um dia receberam o batismo e se dispõe a seguir Jesus Cristo. Nós sabemos “que a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus.” (EG 1)  Por isso, o dinamismo gerador da vida de uma comunidade é o processo de iniciação à vida cristã. Parte da amizade e encanto por Jesus Cristo, razão de tudo o que a Igreja vive e anuncia. Educa para a importância da vida comunitária, para a oração e a celebração litúrgica, para a misericórdia e a promoção da vida. Uma comunidade viva anuncia, com alegria, o que vive. É sempre missionária!
Uma Igreja viva mantém seu olhar fixo em Cristo e nas pessoas. Não se preocupa, em primeiro lugar, com salões, festas e construções. Estes também têm sua importância, porém, não devem ocupar as melhores energias e nem os melhores recursos. Ocupa-se e investe nas pessoas. Prioriza o aprofundamento da Palavra de Deus e da fé católica. Promove cursos e acompanha pessoas e grupos num caminho de crescimento humano e cristão.
 A comunidade de fé não é uma multidão anônima, mas, como Jesus Bom Pastor, “conhece suas ovelhas e elas o conhecem” (Jo 10,14) e “chama cada uma por seu nome” (Jo 10,3). Ao mesmo tempo que cada um é único, porém, não podemos ceder ao perigo de uma fé intimista e desvinculada da comunidade. Não pode viver plenamente sua fé um cristão isolado, distante do “rebanho” e do Pastor. Mesmo com os desafios do novo ser humano que a cultura mediática produz, a fé cristã anuncia a boa notícia de que nada substitui o encontrar-se com Cristo e como irmãos, acolher-se mutuamente, ouvir um ao outro, rezar e celebrar juntos, festejar e divertir-se na comunidade. Como é belo quando um cristão diz, com alegria: esta é a minha comunidade. 
A comunidade cristã também não é um grupo de pessoas que se consideram melhores do que as outras pessoas. A consciência da indignidade e da permanente necessidade da misericórdia divina faz a comunidade sentir-se humilde e sempre necessitada de conversão. Neste sentido, assenta sua segurança na graça e na misericórdia divinas, que nunca faltam. 
Nossos leigos e leigas, com seus diferentes ministérios, juntamente com os religiosos e padres, mantém a vitalidade das comunidades. Parabéns a todos os servidores das comunidades pela celebração do vosso dia.

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19408:queremos-ser-igreja-viva&catid=432&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.