Sexta-feira, 25 de novembro de 2016 – Santa Catarina de Alexandria - Mártir
Lucas 21,29-33
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29 Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30 Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31 Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32 Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Sentir a presença carinhosa de Deus agindo em tudo e em todos é um exercício possível. A atitude mais importante e necessária, neste contexto, é saber ler os sinais dos tempos. Quem cultiva esta atitude de ler os sinais dos tempos, torna-se uma pessoa altamente conectada com a natureza, com os acontecimentos do dia-a-dia, com as pessoas que estão bem, com as que sofrem, etc. De nossa parte cabe muito bem o discernimento interior. E este discernimento será excelente se acontecer pela ação do Espírito Santo. Falando em brotos novos Jesus nos convida a perceber, pelos sentidos, que já é tempo de uma nova primavera. Primavera é uma das mais lindas estações do ano. Mas a grande primavera da fé será sempre a força e o poder da ressurreição. O maior sinal da presença do Reino entre nós é Jesus ressuscitado. Quem conseguir chegar ao grau de entender esta primavera da fé, com profundidade, certamente alcançará um grau mais elevado na espiritualidade. Quem cresceu na espiritualidade, saberá ver Deus agindo até nas desgraças que acontecem ao nosso redor. Afinal, Deus sempre reconstruirá tudo, ainda que para isso tenha sobrado somente os escombros. Os escombros podem ser também os pedaços de corações esfacelados pela dor, pelo sofrimento, pela angústia e pelas incertezas que nos acometem diariamente. Tudo passa. Tudo é transitório. A Palavra de Deus, contudo, é eterna. Esta permanece sempre. Obrigado, Senhor, pela Sagrada Escritura.
Oração
Senhor Jesus, fonte perene de vida nova, vem em meu socorro. Derrama sobre mim o dom maravilhoso de saber ver os sinais dos tempos acontecendo na minha existência. Manifesta-Te a mim, Jesus, com Teu amor e com Tua ternura. Ajuda-me também a construir o Teu Reino onde quer que me encontre. Concede-me a graça de participar do grande banquete da vida através do amor, da partilha, da solidariedade, da fraternidade e da comunhão de vida com as pessoas que colocas em meu caminho cotidiano. Dá-me docilidade para acolher sempre, na profundidade de meus sentimentos, a Tua Palavra que dura para sempre. Tua Palavra será sempre em minha vida a maior primavera. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia muito abençoado e de muita “primavera”. Neste final de semana não deixes de participar da Sagrada Eucaristia ou do Culto Dominical. Será o primeiro domingo do Advento.
Grande abraço!
Padre Renato dos Santos – SDB