"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Bem-vindo 2017!

Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul


Caros diocesanos. É desejo de todos que a passagem do Novo Ano tenha sido bom e que abra boas e esperançosas expectativas para o futuro. Também a Diocese de Santa Cruz do Sul inicia o ano de 2017, com expectativa particular em relação aos encaminhamentos das decisões tomadas na 12ª Assembleia Diocesana de Pastoral, em novembro passado. Sintetizando, podemos resumir, numa só frase, a grande decisão que se tornou como um caminho definido a percorrer: “Iniciação à Vida Cristã na perspectiva de uma Igreja samaritana”. São como duas vertentes que formam um único riacho a saciar a sede de novos e adequados caminhos de evangelização em nossa Diocese de Santa Cruz do Sul. 

Inicialmente tentaremos explicar o que entendemos por Igreja samaritana, grande objetivo de toda evangelização. Poderíamos falar também em Igreja misericordiosa, servidora, missionária... Uma Igreja que vai ao encontro, que cuida da vida, sobretudo, dos mais frágeis, sem distinguir etnias, culturas, credos ou outros critérios que não emanem do amor, da caridade que Jesus nos ensinou, por palavras e por atitudes concretas, culminando na doação da vida, por amor, no alto da cruz. Jesus conta a parábola do Bom samaritano, a partir do diálogo dum doutor da lei com ele sobre o principal mandamento: o amor a Deus e ao próximo. Quando o escriba pergunta: - “Quem é meu próximo?”, Jesus narra a parábola, conhecida de todos nós (Lc 10, 25-37). O sacerdote e o levita, que desciam pelo mesmo caminho, e que não prestaram ajuda, justificaram seu passar adiante, a partir do legalismo do templo, pelo qual não poderiam tornar-se impuros. O Bom samaritano, porém, socorreu porque a vida de alguém estava em perigo, agiu com misericórdia, fez o que pôde para ajudar aquele que foi assaltado. O cuidado da vida do próximo estava em primeiro lugar. No final da parábola, Jesus perguntou: - “Qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” e o doutor da lei respondeu corretamente: - “Aquele que usou de misericórdia”. Jesus respondeu: - “Vai e faze tu a mesma coisa”. 
Quando nós falamos em processo de Iniciação à Vida Cristã na perspectiva de uma Igreja samaritana, nós desejamos inspirar-nos no evangelho, sobretudo, nesta parábola do Bom samaritano, em que Jesus nos quer ensinar o mandamento do amor, indicando-nos quem é nosso próximo. Agora é a nossa vez de amar, de ser como o samaritano, a partir do que ensinou Jesus. Nós não queremos somente aprender sua doutrina, mas queremos encontrar-nos com Ele e fazer a experiência do ser samaritano na realidade de nossa vida. E então surgem perguntas, como esta: - “Quem são os caídos à beira do caminho nos dias de hoje, em nossas famílias, escolas, comunidades, ambientes de trabalho, enfim, na sociedade em que vivemos?”. Enquanto pensamos nisto, vamos aguardar a próxima mensagem, na semana que vem. Bom início de ano e que o Senhor nos abençoe durante todos os dias de 2017!

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20077:bem-vindo-2017&catid=394&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.