"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

quinta-feira, 16 de março de 2017

“Papa se dirige à humanidade que deseja dar um salto de humanização”, afirma economista às Pastorais Sociais

Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz e coordenadores nacionais reúnem-se em Brasília 
No primeiro dia do Encontro Nacional dos Coordenadores Nacionais das Pastorais Sociais, o economista e educador do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs), Marcos Arruda, fez uma análise de conjuntura mostrando alguns pontos importantes que refletem diretamente na vida das populações assistidas pelas Pastorais Sociais. O economista apontou o que deveria ser feito para que o país consiga sair da crise.

A reunião, promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece no Centro Cultural de Brasília (CCB), desde ontem, 13, e segue até quinta-feira, 16 de março. Na pauta do encontro, partilha de atividades e desafios das Pastorais, reflexões sobre a crise político-econômico-social que o país vive e a ação das Pastorais Sociais, com estudo do tema “Pastoral Social e Pastoral de Conjunto”.
Em sua apresentação, Marcos Arruda considerou que é preciso sair da ilusão de que tudo está ruim e não tem mais jeito, uma vez que esta frase não representa o que é a história. “Para ter jeito é preciso que a gente tome nas mãos todos instrumentos para transformar aquilo que tem que ser transformado. São dois tipos. Uma é a transformação objetiva, social, política e cultural a outra subjetiva, a transformação de nós próprios, dos nossos comportamentos. Ser aqui e agora aquilo que a gente projeta para humanidade. Então, esses são os dois modos de lidarmos com a transformação”, analisou.
Para o economista, o primeiro desafio dos cristãos de transformação do cenário atual é rever as falas do papa Francisco na encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum, e procurar adequá-las às estratégias, pistas de ação e propostas inovadoras. “Nessa linha, o papa se dirige a toda humanidade que deseja sair dessa etapa sub-humana a dar um salto de humanização”, ressalta Marcos.
De alguma forma, toda essa crise que o país enfrenta impacta no trabalho desenvolvido pelas Pastorais Sociais. Marcos Arruda diz que é preciso saber dividir o que fazer agora para construir esse outro caminho que é o desejável a longo prazo. “As pastorais têm uma inserção social muito importante e elas precisam ensinar a realidade do mundo atual, do Brasil atual. Como ela impacta em nós. Como a nossa espiritualidade pode deixar de ser morta para ser uma espiritualidade viva. Eu preciso dar testemunho do Divino em mim, em tudo que eu faço. Eu tenho que trabalhar com a cruz e a espada, com o amor e a paz, está no evangelho. Como eu faço isso? Vamos nos ajudar a descobrir uma resposta. Esse e o papel das pastorais e das Comunidades Eclesiais de Base”, destacou Arruda.

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20447:papa-se-dirige-a-humanidade-que-deseja-dar-um-salto-de-humanizacao-afirma-economista-as-pastorais-sociais&catid=114:noticias&Itemid=106

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.