"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Liturgia da Quaresma com inspiração catecumenal

Dom Aloísio A. Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)


A Liturgia celebra o Ano A, com sua rica distribuição da Palavra de Deus, particularmente nos domingos da quaresma. Ela tem nítida orientação para a Iniciação da Vida Cristã e recepção dos sacramentos da iniciação, dentro do espírito da catequese catecumenal dos primeiros séculos do cristianismo. Já nos damos conta que no 1º domingo da quaresma as leituras apresentaram paralelo entre Adão, símbolo da morte, e Cristo, da vida. Os cristãos participam dessa nova vida em Cristo, sobretudo pelo Batismo, desejado ansiosamente pelos catecúmenos (catequizandos) e renovado pelos já batizados.

No 2º domingo Deus chama Abraão, pai da fé e do Povo de Deus, do qual surgirá o salvador. No Evangelho acontece a transfiguração gloriosa, prenúncio da ressurreição pascal. São Paulo revela que Deus nos salvou e nos chamou gratuitamente para uma vocação santa, iniciada pelo batismo. 
No 3º Domingo Jesus é identificado como a água viva: “Quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede” (Jo 5, 14). A primeira leitura fala da água que sacia a sede do povo no deserto. A segunda leitura lembra o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Batismo).
No 4º Domingo da quaresma Jesus é apresentado como a luz do mundo (Jo 9, 5). Ele cura a cegueira física e espiritual do cego de nascença, o qual passa por um ritual progressivo, imagem do processo que transforma os catecúmenos (iluminação). Na segunda leitura, São Paulo chama os cristãos de luz do Senhor. A primeira leitura deste domingo remete ao tema catecumenal da unção. Deus olha o coração dos ungidos e não as aparências. 
5º Domingo da Quaresma: Jesus é revelado como a ressurreição e a vida (Jo 11, 1-45). Ele devolve a Lázaro a vida física, como símbolo da vida eterna. O sinal da ressurreição de Lázaro deve conduzir à fé. Neste evangelho evidencia-se a dupla linha temática do lecionário quaresmal: preparação para a celebração dos mistérios pascais dos cristãos já batizados, e a catequese catecumenal da iniciação à vida cristã, vista como participação na vida do Ressuscitado, pela fé: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês nisto?” (Jo 11, 25-26). 
A primeira leitura (Ez 37, 12-14) lembra a volta do exílio, quando o profeta fala em nome de Deus: “Farei entrar em vós meu espírito e revivereis” (Ez 37, 14). Este tema volta na segunda leitura (Rm 8, 8-11), em que São Paulo afirma: “Se o Espírito daquele que ressuscitou Cristo dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós” (Rm 8, 11). A iniciação à vida cristã se realiza na participação do mistério da Páscoa do Senhor, por meio de seu Espírito. 
E assim a Liturgia do Ano A caminha para a Semana Santa, quando os cristãos realizam a renovação dos fundamentos de sua fé e os catecúmenos são neles inseridos pelo Batismo e demais sacramentos.

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20570:liturgia-da-quaresma-com-inspiracao-catecumenal&catid=394&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.