Quinta-feira, 6 de abril de 2017 - 5ª Semana da Quaresma
João 8,51-59
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52 Disseram então os judeus:“Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53 Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?” 54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55 No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56 Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57 Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59 Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Estamos percebendo que o Evangelista João vai fazendo com que os inimigos de Cristo fiquem cada vez mais furiosos. O motivo de tudo: eles não conseguem fazer a experiência de ver em Jesus algo mais do que o puramente humano. Faltava-lhes abertura para ver a dimensão divina de Jesus. Infelizmente, não conseguiam dar este passo decisivo de aceitação de Cristo como Filho de Deus. Não nos cabe julgá-los. Cabe-nos, sim, fazer uma profunda reflexão para avaliarmos se temos abertura suficiente para aceitar a Jesus como Deus salvador. E, como sabemos, para quem não tem ou não quer ter abertura ao transcendente e nega de antemão a pessoa mesma de Jesus, não adianta tratar destes assuntos de forma mais clara e convincente. Para quem não se abre à dimensão da fé, não adianta vir nem os anjos do céu para dar esclarecimentos sobre quem é Jesus. O que decididamente importava para Jesus era dizer de sua total intimidade com o Pai. E Jesus queria, tão somente, falar-lhes da vida: “...se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. É claro que Jesus não estava falando da morte física, mas, da morte espiritual, que significa estar longe da presença de Deus...
Oração
Senhor Jesus, Filho de Deus salvador, salva-me pela fidelidade à Tua Palavra. Dá-me a graça de não me equivocar no entendimento da Tua divina pessoa e do motivo sagrado pelo qual Vieste habitar entre nós. Ajuda-me a compreender o horizonte maior da Tua grande e insubstituível proposta de vida nova, que é a ressurreição. Auxilia-me na busca incessante por Ti e por Tua Palavra. Não permitas que eu venha a morrer na infelicidade de não crer em Ti e no Teu amor que redime. Cura-me da inércia espiritual que me faz viver num vazio de sentido. Fala, Jesus, na interioridade do meu coração atribulado, sofrido e, tantas vezes, descrente de tudo. Que o calor do Espírito Santo aqueça meu coração, tantas vezes, indiferente e frio. Resgata-me por Teu infinito amor. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito entendimento do horizonte maior da tua existência.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.