Sexta-feira, 25 de agosto de 2017 – 20ª Semana do Temco Comum
Mateus 22,34-40
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 34 os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35 e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38 Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39 O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40 Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Não dá para amar de verdade a Deus sem que esse amor passe, necessariamente, pelo ser humano. Também não dá para amar o ser humano sem que esse amor passe, necessariamente, pelo amor a Deus. Amar a Deus é amar, também, a obra da criação. E de tudo o que Deus criou, o ser humano é a obra mais excelente. Portanto, você, eu, nós, somos a excelência da criação de Deus. Já pensaste isto com profundidade? Impossível dissociar o amor a Deus do amor ao próximo... Amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos, é uma maravilhosa proposta de salvação. Não dá para recusar. Apresentando estes mandamentos, Jesus rompe com uma lista imensa, composta de 613 preceitos (365 proibições e 248 ações que deveriam ser cumpridas), composta pelos rabinos, mestres da lei e fariseus. Nem os mais santos conseguiam observar essa lista. Para Jesus, bastava estes dois mandamentos para alcançarmos a salvação. Jesus vai ao essencial...
Oração
Senhor Jesus, somente Tu és a fonte do amor autêntico. Agradeço-Te por ter sido gerado(a) à Tua imagem e semelhança e por me teres amado de forma tão concreta e intensa. Tua vida entregue na Cruz foi a maior prova de amor para comigo. O Teu amor, Jesus, foi o berço sagrado e a origem da minha existência. Concede-me a graça de nutrir por mim mesmo(a) um amor equilibrado para que, amando-me, possa amar meus semelhantes através da solidariedade, do serviço gratuito e da doação total da minha própria vida. Todos quantos se aproximarem de mim, possam sentir em mim Tua amorosa presença. Dá-me a graça de ser reflexo do Teu infinito amor. Não permitas, Jesus, que eu alimente de mim mesmo(a) uma autoimagem carente do Teu amor. A certeza do Teu amor por mim, me faça crescer na autoestima. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito amor a ti e a Deus.
Não troques a participação na Sagrada Eucaristia ou no Culto Dominical por outras atividades. Eucaristia é o essência!
Vai meu abraço e minha prece.
Padre Renato dos Santos – SDB