"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Homilia do 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM – Dia Mundial das missões



DIOCESE DE LIMEIRA – 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM

ANO B – 21 DE OUTUBRO DE 2018 – Dia Mundial das missões


“O Filho do Homem veio para dar a vida em resgate de muitos” (Mc 10,45)


Leituras: Isaías 53, 2a.3a.10-11; Salmo 32 (33); Hebreus 4, 14-16; Marcos 10, 35-45 (mais longo) ou Marcos 10, 42-54 (Mais breve).
COR LITÚRGICA: VERDE

Animador: Ser discípulo de Jesus é diferente da lógica deste mundo e do poder político, que só pensam em si mesmos e não voltam os olhares para os outros. Neste sentido, tornar-se um discípulo de Cristo é colocar-se a serviço dos outros, principalmente dos mais necessitados. É pelo serviço em favor da vida que o cristão realiza fielmente a vontade do Senhor. Como nos diz o Evangelho: “Entre vós não seja assim” (Mc 10, 43), é uma máxima que sai da boca de Jesus e nos mostra que, entre aqueles que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo, não deve haver competição. Portanto, o relacionamento entre os irmãos e irmãs de uma comunidade deve ser marcado pelo serviço em favor da vida. Tudo o que somos e tudo o que temos vem das mãos de Deus. Estamos reunidos para agradecer seus dons e para nos comprometer com seu projeto e viver como filhos e filhas dele. Celebrando hoje o Dia Mundial das Missões, iniciemos nossa celebração, cantando.


P – Oremos. (Pausa para oração) - Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T – Amém.

1. Situando-nos brevemente
Na Liturgia deste 29º domingo, vemos novamente um anúncio da Paixão e celebramos o verdadeiro significado do poder e do reinado de Cristo, que se traduz em serviço. Jesus inverte a lógica humana e explicita a lógica de Deus, pela qual os últimos são os primeiros; os que se elevam são humilhados; quem se humilha é exaltado; os que querem ser grandes devem se tornar servidores de todos.

Contrário à lógica do Evangelho, vivemos num mundo enlouquecido pela ambição do poder, da grandeza e dos privilégios. Confrontamo-nos com a competividade estressante, levando a resultados calamitosos: as agressividades, as brigas, a guerra, a opressão, a tirania dos mais fortes, o sofrimento e a morte. E quem leva a pior são os pobres e excluídos e, pior ainda, quando, iludidos e adestrados pela iniquidade do sistema, também, estes acabam entrando no mesmo jogo insano e degradante.

2. Recordando a Palavra
No tempo de Jesus, também, era marcado por um sistema de dominação dos mais fortes, exploração e ambição pelo poder terreno. Nesta perspectiva, podemos entender, pois, a atitude dos dois discípulos, Tiago e João, irmãos entre si. Com jeitinho educado de político interesseiro, fizeram a Jesus um pedido: sentar-se um à sua direita e outro à sua esquerda quando ele estiver no auge de sal glória (cf. Mc 10,35-45). Sonho de marajás! Ambição por altos escalões no Reino! Totalmente, equivocados no que pedem!

O caminho de Jesus, que deverá ser também o deles, é outro. Por isso ele os inicia à reflexão com uma pergunta: “por acaso podem vocês beber do cálice que eu vou beber, e serem batizados com o batismo com que devo ser batizado?” (v.38). Jesus falava de sua paixão e morte: Cálice do seu sofrimento e mergulho (batismo) no abismo da morte. Esse é o caminho, o destino do Mestre e, consequentemente, do discípulo.

Mas a ambição deles era tamanha que, de imediato e espontaneamente, meio sem muito pensar, responderam: “Podemos, sim”. E Jesus então avança na reflexão um pouco mais: “Está bem, já que vocês estão a fim, também desistam do que vocês me pediram. Isso não depende de mim. É para quem já foi reservado. Apenas me sigam entregues comigo nas mãos do Pai. Quanto ao futuro, portanto, desapeguem-se, deixem acontecer” (cf. v.39-40).

Os outros “dez discípulos”, ao ouvirem isso, indignaram-se com Tiago e João. Jesus, por sua vez, aproveita a situação para avançar ainda mais na reflexão: “Vocês sabem muito bem como os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Entre vocês, que são meus discípulos, no entanto, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja o servo entre vocês; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos” (v. 41-44). E a resposta a esta pergunta vem em seguida: “Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos” (v.45).

Nesta perspectiva, percebemos a percepção do profeta Isaías (cf. Is 53, 10-11), como ouvimos na primeira leitura, especialmente quando afirma a respeito do “justo Servo”, reflexo do próprio mestre Jesus: “oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura” (v.10). Em outras palavras, o projeto do Reino de Deus tem futuro e acontece no meio de nós! E, nesta liturgia da palavra, aprendemos do próprio Servo, Jesus de Nazaré, a só confiar em Deus, inclusive no sofrimento e na dor causada pelo mundo. Por isso cantamos o Salmo 33, cujo refrão soa assim: “Senhor, esteja sobre nós a tua graça, do modo como em ti esperamos” (v.22).

Sendo assim, porque temos na pessoa do Servo Jesus, o Filho de Deus, um sumo-sacerdote eminente que entrou na glória do céu provado em tudo como nós, como ouvimos na segunda leitura, podemos, então, nos aproximar com toda a confiança do trono da graça (cf. Hb 4,14-16). Sim, podemos confiar: neste Messias a confiança não se frustra!

3. Atualizando a Palavra
A Santa Palavra deste domingo questiona a lógica humana do poder e reprova, tenazmente, toda forma de soberba, opressão ou carreirismo discriminatório. Prova as instâncias que exercem poder sobre o significado de sua existência: neste sentido, devem se perguntar: existimos para estar a serviço dos irmãos e irmãs ou para nós mesmos? Num sentido cristão, ser “grande” significa colocar-se a serviço, trabalhando em prol da vinha do Senhor. Por isso, a autoridade provém da humildade.

Diante de toda concepção mundana de poder, a Liturgia nos propõe pelo menos duas dimensões do exemplo de Jesus. A primeira: a do Servo de Javé, que carrega a culpa dos outros para torná-los justos diante de Deus. Isso reporta ao Evangelho, quando Jesus afirma que o “Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos“ (cf. v.45). E, a segunda: o que motiva a atitude desse servo. Ela aparece na segunda leitura, na qual Cristo é o sumo sacerdote que se compadece das fraquezas dos seres humanos e permite ser um de nós, provado como nós.

Não são, portanto, o poder e o destaque que tornam alguém grande aos olhos de Deus, mas o quanto cada um é capaz de compadecer-se pela dor do outro e colocar-se a serviço dele, fazendo acontecer uma “nova” sociedade, livre da discriminação e da opressão.

4. Ligando a Palavra com a Ação Eucarística
Toda a celebração deste domingo está envolta pelo tema do serviço e da entrega ao outro. A exemplo de Jesus Cristo, somos vocacionados a servir, como reza a oração inicial: “dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração”.

As leituras também remetem à maior obra de serviço realizada por Jesus: sua oblação ao Pai, no altar da cruz, que se faz presente na Eucaristia, sob as espécies do pão e do vinho oferecidos. Por isso, rezamos na oração sobre as oferendas: “dai-nos, ó Deus, usar os vossos dons servindo-vos com liberdade, para que, purificados pela vossa graça, sejamos renovados pelos mistérios que celebramos em vossa honra”.

De fato, os dons de Deus nos foram concedidos não para nosso egoísmo ou vaidade, mas para o serviço e partilha fraterna, reflexo de uma comunidade de batizados, que são irmãos e irmãs no Cristo. O gesto de servir com liberdade concede a verdadeira felicidade, pois, na doação de si, o ser humano encontra a realização.

Igualmente, a oração depois da comunhão nos educa a respeito de nossa relação com o poder e os bens temporais: diferentemente da lógica do mundo do ter mais, para poder mais, para gozar mais, ela nos ensina que os bens terrenos devem ser auxílio para conhecermos os valores eternos. Que esta Santa Eucaristia nos ajude a cumprir o mandato de Jesus e faça de nós verdadeiras oferendas para a honra e glória de Deus Pai. Amém.

Oração dos fiéis:
Presidente: Oremos ao Senhor pela Igreja, por todos os povos do mundo, e de um modo especial pelos missionários e missionárias.
Todos: Senhor, ajude-nos na missão.

1. Lembrai-vos, Senhor, da vossa Igreja, e fazei que possamos assumir nossa missão de missionários, que recebemos no batismo, tendo consciência de nossa pequenez e do chamado ao serviço aos irmãos. Rezemos:

2. Amparai, Senhor, todos nós que somos missionários e missionárias dentro da nossa comunidade, e fazei que possamos viver cada vez mais a graça do Batismo que nos faz teus mensageiros. Rezemos:

3. Ajudai, Senhor, os missionários e missionárias que trabalham no Brasil e no exterior, para que sejam testemunhas vivas do Evangelho e através do serviço conduzam as pessoas e os povos a Jesus Cristo, o sumo e eterno sacerdote. Rezemos:

4. Senhor, cumulai de bênçãos todos os nossos dizimistas que partilham dos seus dons com nossa comunidade paroquial. Que cresça, em seus filhos e filhas, a graça da doação e da partilha fraterna. Rezemos.
(Outras intenções)

Presidente: Escuta, Senhor, nossas orações, fazendo com que perseveremos na fé e a manifestemos em nossa vida. Que todos os povos Te conheçam e possamos chegar, todos juntos, ao Reino que anunciastes. Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.
Todos: Amém.

LITURGIA EUCARÍSTICA
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS:
Presidente: Dai-nos, ó Deus, usar os vossos dons servindo-vos com liberdade, para que, purificados pela vossa graça, sejamos renovados pelos mistérios que celebramos em vossa honra. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
Presidente: Dai-nos, ó Deus, colher os frutos da nossa participação na Eucaristia para que, auxiliados pelos bens terrenos, possamos conhecer os valores eternos. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.

BÊNÇÃO E DESPEDIDA
Presidente: (Dá a bênção e despede a todos)
Canto final.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.