"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Deus Pai

Deus Pai

Quem é Deus?

Você acredita em Deus? Então me diga: “Quem o criou?”

Se você respondeu que ninguém o criou, tenha certeza de que está certo.
Voltando às origens da evolução do universo, chegaremos a um ponto em que precisaremos perguntar: “Ótimo, mas quem o pôs em movimento?” Tem que existir alguém não feito por outro, alguém que tenha existido sempre, alguém que não teve começo. Alguém com poder e inteligência sem limites, cuja própria natureza seja existir. Esse alguém existe e é exatamente Aquele a quem chamamos DEUS.

Deus é aquele que existe por natureza própria. Deus existiu sempre e sempre existirá. É a origem de todos os seres, acima e além de tudo o que existe; é onipresente (está em todo lugar), onisciente (sabe de tudo) e onipotente (tudo pode fazer). Ele é o Ser Supremo (acima dos demais) e assim sendo não pode haver senão um Deus. Se houvesse dois deuses igualmente poderosos, um ao lado do outro, nenhum deles seria supremo. Nenhum teria o infinito poder que Deus teve por natureza.

Deus é a bondade infinita. Não há limites para sua bondade. E esta bondade derrama-se sempre sobre nós. “E por que, então, Ele permite tantos males e sofrimentos no mundo?” A resposta é simples: porque Ele nos deu o livre-arbítrio e assim pôs em marcha o seu plano para a humanidade. Com este livre-arbítrio, é que traçamos nosso destino até o final.

O mal é idéia do homem, não de Deus. E se o inocente e o justo tem que sofrer a maldade dos maus, a sua recompensa no final será maior; os seus sofrimentos e lágrimas nada serão em comparação com a felicidade que virá. E, enquanto não chega este momento, Deus guarda sempre os que o guardam em seu coração.

O Pai e Jesus

1. Jesus, o Filho amado do Pai
Enquanto Jesus sai das águas do rio Jordão, após ter sido batizado por João, Deus lhe fala: “Tu és o meu Filho amado; em ti encontro o meu agrado” (Mc 1,11). Desta importante revelação podemos unir dois aspectos. Em primeiro, o Filho amado de modo único por Deus; em segundo, Jesus, o Servo de Deus. No primeiro, podemos notar uma relação profunda entre Deus e seu Filho, estabelecida por um amor inigualável que declara Jesus como o verdadeiro e único Filho de Deus. No segundo, vemos este mesmo Filho como Servo de Deus, que na humildade e na dor terá uma “missão salvadora” a cumprir na Terra. Perceba que o amor que Deus sente por nós não é menor do que aquele que sentia por Jesus; o que acontece é que este amor é algo infinitamente especial, pois se trata de um Pai (DEUS) que estabelece uma relação única e pessoal com seu Filho (JESUS), que teve como função representar seu Pai na Terra. Para conhecermos Deus basta conhecermos Jesus.

“Senhor, disse-lhe Felipe, mostra-nos o Pai e isso nos basta”.
Respondeu Jesus:
“Há tanto tempo que estou convosco, e não me conheceste, Felipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai... Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai que permanece em mim. Crede-o apenas por causa destas obras.” (Jo 14, 8-11)

Pense e escreva em seu caderno:
Será que é possível reconhecermos a face de Deus em nosso irmão? O que nos impede para que isso aconteça?
Ler novamente Jo 17, 20-26

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.