“A catequese constitui o período em que se estrutura a conversão a Jesus Cristo, a partir da adesão inicial realizada pela Evangelização. É na direção dos adultos que a Evangelização e a Catequese devem orientar seus melhores agentes”. (Estudo 80 CNBB)
Inscrições Turma 2020
quinta-feira, 4 de março de 2010
A Atuação Sócio - Política do Cristão Encontro : Ecologia - I Cor 16,1-4
S problemas ecológicos que temos hoje surgiram a muito, mas ao longo dos séculos, o homem vem degradando o meio ambiente em que vive, isto vai se intensificar gradativamente apartir do século XVIII.
No século XVIII tem se a Revolução Industrial, neste período os E.U.A se preocupam somente com seu parque industrial.
No século XIX o homem se preocupa somente com á acumulação de riquezas, os países seriam mais poderosos se tivessem uma maior quantidade de metais preciosos.
O marco da Revolução Industrial foi a produção em serie , a exploração em massa dos recursos naturais e a crença de que o Estado é soberano para explorar seus recursos naturais e seu território livremente.
No inicio do século XX o homem passa a poluir indistintamente o meio ambiente e começa a descobrir que o estado não pode mais utilizar seu território livremente sem que não causa-se danos a outros estados.
Estudos recentes realizados pela USP, comprova que a poluição pode invadir fronteiras, quando verifica que a poluição de São Paulo pode atingir 400 km.
De 1972 1974, O CLUBE DE ROMA – estabelece algumas questões de preservação ambiental:
• Controle populacional – realiza-se campanha de conscientização e também há um aumento da expectativa de vida.
Hoje um dos problemas que enfrentamos é o aquecimento Global, provocado pelos gases estufa que intensificam um padrão de circulação atmosférica incomum, pois formam uma capa sobre a terra, que impede o calor de fugir para o espaço. Ocasionando um aquecimento global modificando a questão climática, isso se deve a ação do homem, causado pelo acumulo de monoxido de carbono, CFC ( gás de geladeira, aerossóis, etc.).
A concentração desses gases podem aumentar em 2 graus Célsius, o que pode acelerar o derretimento da cobertura de gelo da Groelândia e fazer o nível do mar aumentar em 7 metros em mil anos.
Dados recentes de satélites mostram que 685 mil m² da superfície derreteu no verão (2005), mais que o dobro da área em 1992.
Cerca de 32% do gelo do mar Ártico desapareceu desde 1980 e a cobertura perdeu 1,2 metros de espessura. Em 1980 a extensão de gelo do mar Ártico era igual a 7,8 milhões de Km, em 2005 era de 5,3 milhões de Km.
• 2/3 do nosso planeta é água só e só 40% da população mundial tem água potável;
• 12% do Tamanho do Brasil é o desmatamento no mundo;
Principais fontes poluidoras:
1. esgotos municipais;
2. restos industriais;
3. escoamento urbano;
4. escoamento agrícola;
5. trafego de navios;
6. terminais petrolíferos.
Os urbanos e residenciais poderiam ser resolvidos com a utilização de fossas sépticas, caixas anaeróbias e caixas de gorduras, que diminuem a emissão de material orgânico nos rios.
Por que precisamos voltar nossas atenções para água na vida do Planeta
Documento Necessário para o Batismo e Crisma
Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;
Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;
Comprovante de Residência,
Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;
Documentos Necessários para Crisma:
RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.
Fonte: Catedral São Dimas
Formulário de contato
Reflexão
REFLEXÃO
reflexão sobre o Dízimo
A espiritualidade do Dízimo
O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.
Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.
Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.
Fonte : Pe. Jerônimo Gasques
http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12
Programe-se
" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."