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quinta-feira, 26 de julho de 2012

Liturgia Diária Comentada 26/07/2012

SÃO JOAQUIM E SANTA ANA

Primeira Leitura: Livro do Eclesiástico 44,1.10-15

Seus nomes duram através das gerações

Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. Estes são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança.

A descendência deles mantém-se fiel às alianças, e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembléia vai celebrar o seu louvor. - Palavra do Senhor.

Salmo: 131(132),11.13-14.17-18 (R. Lc 1,32a)

O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi

O Senhor fez a Davi um juramento, / uma promessa que jamais renegará: / "Um herdeiro que é fruto do teu ventre / colocarei sobre o trono em teu lugar!

Pois o Senhor quis para si Jerusalém / e a desejou para que fosse sua morada: / "Eis o lugar do meu repouso para sempre, / eu fico aqui: este é o lugar que preferi!"

"De Davi farei brotar um forte Herdeiro, / acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. / Cobrirei de confusão seus inimigos, / mas sobre ele brilhará minha coroa!"

Evangelho segundo Mateus 13,16-17

Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Bem-aventurados sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com. Católica Nova Aliança): No Antigo Testamento, Deus se oculta aos olhos humanos. Puro espírito, ele apenas se faz ouvir: “Shemá, Israel!” “Escuta, Israel!” Em toda a Primeira Aliança, o ouvido supera a visão. O hebreu fiel é um bom ouvinte. E o Senhor Javé permanece oculto na nuvem, mesmo quando acompanha seu povo pelo deserto.

Claro que o povo anseia pela visão. O salmista reclama: “Por que me ocultais a vossa Face?” (Sl 88,15.) Em Isaías, nas passagens messiânicas, mesmo que simples promessa, a audição começa a dar lugar a visão. “Neste monte, o Senhor tirará o véu que vela todos os povos...” (Is 25,6.) “Será vista a glória do Senhor.” (Is 35,1.) E um convite a olhar o futuro: “Levanta-te, eis a tua luz... Levanta os olhos e olha à tua volta... Esta visão tornar-te-á radiante...” (Is 60,1.4-5.)

Estamos diante de uma grande mudança. No Éden, o Senhor era uma presença impalpável na brisa da tarde. No deserto, ocultava-se na nuvem do Êxodo. No Sinai, os trovões assustavam e os relâmpagos ofuscavam os olhos. Mas na plenitude dos tempos, quando o Filho de Deus se encarna, nascendo de Mulher, já pode ser tocado, pode ser visto.

Como escreveu o Apóstolo João, “nossos olhos viram, nossos ouvidos ouviram, nossas mãos tem apalpado” o Verbo da vida. (Cf. 1Jo 1,1.) E Deus, desde então, tem uma Face humana, e é a cara da Mãe! Seus pés humanos palmilharam nossas estradas. Suas mãos acariciaram nossas crianças. Sua saliva curou os olhos do cego. Seu sangue precioso correu no Calvário. Tudo aquilo que foi vedado aos profetas e aos patriarcas da Primeira Aliança, é agora franqueado a todos, sem exceção.

Daí a observação de Jesus: “Bem-aventurados os vossos olhos!” Ditosas as vossas retinas! Estão vendo e contemplando algo novo, inesperado: o próprio Deus na carne dos mortais! Cumpriram-se as promessas antigas. Deus, agora, é Emanuel: Deus conosco, Deus em nós...

Também nós somos felizes e bem-aventurados. Em cada Eucaristia, sobre o altar, nossos olhos podem ver o Deus vivo em sua presença eucarística. E mais: além de vê-lo, nós o temos como alimento. Muito mais do que os antigos ousaram sonhar, imaginar e pedir. E ao comungar, podemos rezar com Elisabeth da Trindade: “Deus em mim... Eu em Deus...”

LITURGIA COMPLEMENTAR

16ª Semana do Tempo Comum - 4ª Semana do Saltério

Prefácio comum ou dos santos - Ofício da Memória

Cor: Branco - Ano Litúrgico “B” – São Marcos



Antífona: Festejamos santa Ana e são Joaquim, pais da virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos

Oração do Dia: Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a são Joaquim e santa Ana a graça de darem a vida à mãe do vosso Filho, Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

INTENÇÕES PARA O MÊS DE JULHO

Geral – Segurança no trabalho: Para que todos tenham trabalho e possam desempenhar suas tarefas em condições de estabilidade e segurança.

Missionária – Voluntários cristãos: Para que os voluntários cristãos, presentes nos territórios de missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.

Cor Litúrgica: BRANCO - Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usada nas missas de Natal, Páscoa, etc... Nas grandes solenidades, pode ser substituída pelo amarelo ou, mais especificamente, o dourado.

Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento – NALC 44.

Ricardo e Marta / Comunidade São Paulo Apóstolo

Fonte: CNBB – Missal

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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