"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Quem ama cuida.


Em nossa linguagem, há palavras portadoras de grandes riquezas, mas que sofrem desgaste por serem usadas de maneira reducionista ou mesmo torpe. Amor, é uma dessas palavras. Mas o coração humano clama pelo seu verdadeiro sentido, busca a sua densidade e tenta resgatar a sua capacidade de encantar e dar sentido à vida. Todo ser humano busca o amor. Mesmo que envide suas forças em busca de riqueza, poder, fama, é o amor que o ser humano busca.

Quando o amor humano é contemplado em sua profundidade, ele ganha dimensões divinas. Afinal, é para elevar-nos ao grau da divindade que Deus semeou no coração da humanidade a capacidade de amar.

"O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompreensível e a sua vida ,é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se não o experimenta, se não o torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente" (Papa João Paulo II, Encíclica Re-demptor Hominis).

E uma das formas de viver com densidade o amor é a vida matrimonial. Mesmo que os jovens encontrem milhares de argumentos para fugirem da responsabilidade de constituírem uma família, mais cedo ou mais tarde, o amor clamará pela estabilidade de um relacionamento afetivo, pela busca de urna aliança duradoura. Esse desejo de encontrar o complemento afetivo, "a outra metade", move o coração humano, com um poder que encontra suas origens na criação da humanidade.

O livro do Gênesis descreve de maneira tão bonita a criação do homem e da mulher. A descrição do gesto de Deus, ao retirar uma costela de Adão para formar a mulher, foi uma linguagem bíblica para dizer que ela foi tirada do lado do coração, para ser sua companheira. Se fosse tirada da cabeça, estaria dizendo que ela iria dominar o homem. Se fosse tirada do pé, estaria dizendo que ela seria eternamente submissa. Não! Ela foi tirada do lado do coração. Companheira em igualdade de condições, complemento afetivo, solidária na vida e co-herdeira do espírito divino.

Que os namorados, encontrem no exemplo de Maria, mãe do puro amor, uma inspiração para o cuidado com a pessoa amada. Com este título, Nossa Senhora é saudada nas litanias marianas, exaltando em sua grandeza, a pureza do seu amor, a profundidade de sua comunhão com Deus e a sua fidelidade ao esposo São José, com quem partilhou a vida na santidade e no compromisso com Jesus.

PE. VICENTE ANDRÉ, C.SS.R.
REVISTA DE APARECIDA

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.