"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Governabilidade democrática


SEG, 29 DE AGOSTO DE 2011 15:10POR: CNBB

E-mailImprimirPDF

Dom Aldo Pagotto

Arcebispo Metropolitano da Paraíba - PB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou recentemente uma nota (aos 11 de agosto pp.) sobre ética e transparência a propósito de notícias veiculadas pela imprensa sobre casos de denúncias de corrupção na administração pública. O fato refere-se à acusação de corrupção por parte de ministros e chefias de cargos de confiança nos órgãos governamentais.

No Brasil a democracia representativa confunde promiscuamente com governabilidade democrática feita à base de coalizões partidárias. Essas abrigam políticos oportunistas. Os partidos da base governamental apressam-se em garantir aos próprios apaniguados políticos altos cargos de chefia sem considerar, muitas vezes, as dimensões técnicas e éticas. Dá no que sempre deu: o erário surrupiado.
A presidente Dilma tentou fazer uma limpeza nos ministérios. O fato ocasionou o protesto por parte dos apadrinhados políticos. De aliados tornaram-se inimigos, ameaçando desestabilizar a base governamental. Ora, se eu estiver num cargo de confiança e for acusado de corrupção, não devo ser questionado, apurado, responsabilizado, julgado? Se for comprovado que eu surrupiei o erário, não devo devolver o que roubei dos cofres públicos?
Os princípios éticos da verdade e da justiça exigem apuração exemplar dos fatos e a consequente punição dos culpados. Não se transige diante da malversação do dinheiro público, destinado a obras estruturais de interesse da coletividade. A corrupção no emprego do dinheiro público impede o desenvolvimento do povo e o crescimento da nação. Isso é crime.
No Brasil criou-se uma tradição de “governabilidade democrática” confundida com acomodação de apaniguados políticos postos em cargos de chefia na administração pública. Em termos claros: de tanto ser praticada, a corrupção torna-se um “direito”. Venerados parlamentares têm ocupado a tribuna do Congresso para proferir seus discursos e protestos inflamados de indignação ética. Não surtirão efeito algum se os dispositivos previstos na Constituição Federal não forem acionados.
Nossa Constituição Federal (1988) é parlamentarista. Nosso regime político é presidencialista. A corrupção no Brasil parece possuir “direito de cidadania” gerando uma profunda crise de identidade nos políticos e na política. As coalizões partidárias decepcionam. Isso tudo mereceria uma profunda avaliação por parte da população. Isso jamais acontecerá, pois os dispositivos constitucionais não foram propositadamente regulamentados.
Nossa Constituição dispõe de eventuais canais participativos: plebiscito revogatório de mandato, o veto popular de leis e referendos de iniciativa popular; enquanto que num regime parlamentar as crises são resolvidas com queda de governo, dissolução do Congresso e novas eleições. O presidencialismo brasileiro só conhece manobras para a manutenção no poder. Quanto aos cidadãos e eleitores corresponsáveis, cabe-nos cobrar dos nossos governantes os resultados dos programas e dos projetos apresentados durante as campanhas eleitorais. Mas... Essa é outra estória que fica para outra vez.

Publicado originalmente: http://www.cnbb.org.br/site/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.