É impensável uma caminhada pastoral, que supõe formação e prática da
Palavra de Deus, sem levar em conta o valor da catequese e sua dimensão na vida
da comunidade, principalmente no nível paroquial. Isto significa que todos os
agentes de pastoral, os bispos, os párocos e lideranças devem investir na
catequese.
Existe um grupo bastante significativo de pessoas trabalhando na área
formativa ligada ao tema da catequese. São os chamados “Catequetas”,
intelectuais e especializados para isto. Eles levam avante, com esperança, uma
reflexão partilhada e dentro das propostas dos ricos documentos da Igreja em
toda a sua história.
Aconteceu, em São Paulo, de 8 a 10 de junho, organizado pela Comissão
Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, mais um desses
Encontros de Catequetas do Brasil. É mais um passo significativo na reflexão
catequética, com momentos de convivência, de partilha das experiências vividas
nas comunidades e de estudo de formação.
Além de outros encaminhamentos, também de importância para nossa
catequese, fundamos a “Sociedade Brasileira de Catequetas”, cujo nome ainda é
provisório, fato que já vinha sendo proposto em diversos Encontros passados.
Foram dados os primeiros passos. Agora é organizar sua estrutura conforme o que
é exigido.
A intenção desta Sociedade é ser um ponto de convergência e de
aglutinação dos diversos especialistas na área catequética espalhados por todo
o Brasil. Existe esta riqueza, mas que está recolhida em seus ambientes
restritos, deixando de dar uma maior contribuição para a catequese em todo o
país.
Agora é colocar a mão na massa, dando os passos necessários para sua
estruturação, seu estatuto e os encaminhamentos exigidos para uma Sociedade
como esta. Certamente estamos iniciando um projeto que poderá enriquecer muito
o itinerário catequético no caminho de iniciação à vida cristã.
Avaliamos o Encontro como muito rico e frutuoso, superando todas as
nossas expectativas. Concluímos que as iniciativas e práticas na
catequese têm sido muito relevantes onde o espírito da nova catequese conseguiu
atingir realidade ideal. Sabemos também das dificuldades para superar o modelo
tradicional para atingir a nova forma de catequizar.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.
Postado por Bíblia e Catequese
