Liturgia Diária Comentada 15/02/2013
Sexta-feira depois das Cinzas - 4ª Semana do Saltério
Prefácio da Quaresma - Ofício do dia do Tempo da Quaresma
Cor: Roxo - Ano Litúrgico “C” - São Lucas
Antífona: Salmo 29,11 O Senhor me ouviu e teve compaixão. O Senhor se
tornou o meu amparo.
Oração do Dia: Ó Deus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos,
para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma. Por nosso
Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
LEITURAS:
Primeira Leitura: Is 58,1-9a
Acaso é este o jejum que aprecio?
Assim fala o Senhor Deus: Grita forte, sem cessar, levanta a voz como
trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó.
Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a
justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e
querem estar na proximidade de Deus: “Por que não te regozijaste, quando
jejuávamos, e o ignorastes, quando nos humilhávamos?
- É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos
empregados. É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e
agressões impiedosas. Não façais jejum com esse espírito, se quereis que
vosso pedido seja ouvido no céu. Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que
uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de
deitar-se em saco e sobre cinza?
Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor? Acaso o jejum que
prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo,
tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? Não é
repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando
encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne. Então, brilhará tua
luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente
caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. Então invocarás o Senhor
e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”. -
Palavra do Senhor.
Comentando a Liturgia (Missal Cotidiano): Jejum,
penitência e oração são totalmente destituídos de valor e de sentido se não
forem vivificados pela caridade e acompanhados das obras de justiça. Assim, o
jejum verdadeiramente agradável a Deus consiste em libertar-se do egoísmo e
prestar alívio e ajuda ao próximo. A Igreja, abolindo quase inteiramente o
preceito do jejum exterior; entendeu empenhar-se com maior força em favor dos
pobres e humildes.
Durante a Quaresma, o premente convite à prática da caridade está em
estreita relação com o convite ao jejum. A Quaresma ajuda-nos a descobrir as
necessidades do próximo e lembra-nos que podemos encontrar a maneira de ir-lhe
ao encontro, renunciando a algo de pessoal. O jejum cumprido por amor de Deus e
dos homens é sinal do desejo de conversão; neste sentido, conserva ainda hoje o
seu valor.
Salmo: 50, 3-4. 5-6a. 18-19 (R.
19b)
Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
Tende piedade ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor,
purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha
culpa!
Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha
frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau
aos vossos olhos!
Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto,
o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração
arrependido!
Evangelho: Mt 9,14-15
Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.
Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e
perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus
discípulos não?”
Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto
enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio
deles. Então, sim, eles jejuarão”. - Palavra da
Salvação.
Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com. Católica Nova
Aliança): Vivemos um tempo de grandes contrastes. No hemisfério norte, a
obesidade manifesta-se como autêntica epidemia; no hemisfério sul, mais de um
bilhão de pessoas não pode fazer uma única refeição por dia. Neste contexto,
ainda faz sentido falar em jejum?
Podemos aprender algo importante com João Calvino [+1564]:
“Digamos alguma coisa sobre o jejum, pois muita gente, ignorando sua
utilidade, pensam que ele não é necessário. E outros, o que é ainda mais grave,
rejeitam o jejum como algo inteiramente supérfluo. Ademais, quando não se
conhece bem o seu uso, pode-se fazer dele facilmente uma prática supersticiosa.
O jejum santo e reto visa a três diferentes finalidades: primeiro, para
domar a carne, a fim de ela não se anime em excesso; a seguir, para mais bem
dispor o coração à prece, à oração e outras santas meditações; enfim, para dar
testemunho de nossa humildade diante de Deus, quando queremos confessar perante
ele o nosso pecado.
Cada vez que temos de rogar a Deus em comum por alguma coisa importante,
é bom exortar ao jejum. Foi assim que os fiéis de Antioquia, quando impuseram
as mãos a Paulo e Barnabé, juntaram o jejum à oração (At 13,3). Neste tipo de
jejum, eles não tinham outro objetivo a não ser mais bem se dispor e se
tornarem mais alegres na oração. De fato, quando o ventre está cheio, o
espírito não é muito vivaz para elevar-se até Deus; ele experimenta menos uma
ardente disposição para a prece e é menos estimulado a perseverar.
Não entendemos como jejum apenas a simples temperança e sobriedade no
beber e no comer, mas algo a mais. Esta restrição situa-se em três pontos: na
duração, na qualidade dos alimentos e na quantidade.
Não esqueçamos o que diz Joel: isto é, que o jejum não tem valor por si mesmo,
diante de Deus, se não é feito na aflição do coração e se o homem não tem um
verdadeiro desgosto de si e de seus pecados, em verdadeira humildade.” (In
Institution Chrétienne, IV, 12.14ss, Labor et Fides, 1958.)
Sitiado pelo mundo neopagão, o cristão acaba envolvido pelos seus
costumes, atitudes e contravalores, entre os quais o gosto pelo luxo, pela abundância,
a mesa farta e todo tipo de comodismos e facilidades. Natural, pois, que o
jejum se torne uma espécie de dinossauro, coisa antediluviana, impensável na
vida moderna. E, claro, o diabo gosta...
INTENÇÕES PARA O MÊS DE FEVEREIRO:
Geral – Famílias migrantes: Que as famílias de migrantes
sejam amparadas e acompanhadas em suas dificuldades, sobretudo as mães.
Missionária – Vitimas das guerras e conflitos: Que os que
sofrem por causa das guerras e conflitos sejam protagonistas de um futuro de
paz.
TEMPO LITÚRGICO:
Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do
Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na
segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras
Vésperas do 1º Domingo do Advento NALC 44.
Cor Litúrgica: ROXO - Simboliza a preparação, penitência ou
conversão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento.
Tempo da Quaresma (CNBB-DL/2011): Vai da quarta-feira de Cinzas até
a missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo para preparar a celebração da
Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a
dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou
preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais
frequência a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração
do mistério pascal” (SC 109).
· Durante este tempo, é
proibido ornar o altar com flores, o toque de instrumentos musicais só é
permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4º
Domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.
· A cor do tempo é
roxa. No Domingo Laetare, pode-se usar cor-de-rosa. (IGMR nº308f)
· Em todas as Missas e
Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.
· Nas solenidades e
festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e
o Glória.
· As memórias obrigatórias
que ocorrem neste dia podem ser celebradas como memórias facultativas. Não são
permitidas missas votivas (devoção particular).
· Na celebração do
Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial;
mas admoestem-se os esposos que se abstenham de demasia pompa.
Fonte: CNBB / Missal Cotidiano
Ricardo e Marta - Comunidade São Paulo Apóstolo