"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sábado, 5 de outubro de 2013

Cuidar da Vida desde a concepção!

ImprimirPDF
Dom Canísio Klaus 
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)
No dia 8 de outubro a Igreja Católica no Brasil comemora o Dia do Nascituro. O objetivo é promover, proteger, defender e valorizar a vida humana, em todas as circunstâncias, desde a sua concepção até a morte natural. Nascituro é aquela pessoa que ainda não veio à luz, mas já está vivendo no seio materno.Em preparação ao Dia do Nascituro, nos dias 1º a 7 de outubro, comemora-se a Semana Nacional da Vida. O tema proposto para este ano é “Cuidar da vida e transmitir a fé”.

No subsídio preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, Dom Antonio Duarte afirma que “Nessa hora da vida ameaçada por hábitos e comportamentos de risco, tais como pelas drogas, ideologias partidárias e institucionais que promovem o aborto e a eutanásia (...), a Igreja Católica e a família devem promover a formação de discípulos missionários que irão atuar em associações familiares, em Conselhos de Saúde, em trabalhos de voluntariado, em programas de formação da sexualidade digna, da paternidade responsável e em grupos de cuidados paliativos.”
Cuidar da vida é tarefa de todo cristão. É o que propõe Santo Irineu de Lião ao dizer que “a glória de Deus é a vida do ser humano”. Por isso, a Igreja se empenha em defender e promover a vida desde o momento da concepção até a derradeira hora de passar desta vida para a vida eterna. “Deus colocou no centro, como ápice da criação, a sua grande obra. Apesar de sempre querermos ter filhos saudáveis, mesmo quando uma criança nasce gravemente doente, ela continua sendo uma filha de Deus, e, portanto, deve ser amada, respeitada e protegida desde o seio materno”.
No outro extremo da existência está a velhice e a passagem para a outra vida. O subsídio “Hora da Família” diz que “entre os temas da ética atual, a velhice e a morte são os que mais tocam a nossa sensibilidade, principalmente em termos de Brasil e América Latina, onde já é difícil viver com dignidade, quanto mais morrer com dignidade. É um assunto do qual ninguém tem o direito de fugir, em face dos problemas concretos que envolvem não só profissionais da saúde como familiares e agentes de pastoral”.
Aproveitemos a Semana Nacional da Vida para reafirmar o nosso compromisso com a vida desde a concepção até o último suspiro. Renovemos a nossa decisão de lutar contra qualquer prática que atenta contra a vida e nos posicionemos contra as leis que pretendem legalizar as práticas de morte.  E peçamos a Deus: Fazei com que todos aqueles que crêem no vosso Filho saibam anunciar com firmeza e amor aos homens do nosso tempo o Evangelho da vida, e que juntos construamos a civilização da verdade e do amor, para louvor e glória do Deus Criador e amante da vida.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.