Páginas

sábado, 5 de outubro de 2013

Seminaristas recebem Ministério do Acolitato

 No dia 29 de setembro, cinco seminaristas de nossa diocese deram mais um passo rumo ao presbitério da Igreja. Eles receberam os ministérios de leitorado e acolitato. A instituição dos ministérios aconteceu na missa vocacional, celebrada no Seminário Diocesano Santa Teresinha, às 18h. Nesta celebração, também foram elevadas honras a Santa Teresinha, patrona de nosso seminário, com bênção e distribuição de rosas.

Os seminaristas Rogério Lemes e Éverton Machado receberam o ministério do leitorado, penúltimo antes da ordenação diaconal. Alexandre Costa, Eduardo Santos e Luiz Gustavo Santos Teixeira receberam o acolitato, último antes das ordenações.
Agradecemos as orações e amizades que, até aqui tivemos nos ajudando nesta caminhada, rogamos a todos as graças de Deus, e pedimos, continuem em oração por nós e nos doando a singela amizade que nos fortalece”, afirmou Rogério Lemes, em seu perfil no facebook.
O seminarista Alexandre explica sobre a Instituição de leitores e acólitos, leia.
Instituição de leitores e acólitos
Em preparação para o sacerdócio, os seminaristas do 2º e 3º ano de teologia, recebem os ministérios de leitor e acólito, respectivamente, para melhor se prepararem e exercê-los por um tempo conveniente, antes da Ordenação Presbiteral. O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.
O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento.  Estes dois ministérios também são confiados aos leigos. (fonte: Cerimonial dos Bispos).
São etapas importantes na formação dos candidatos ao sacerdócio, passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual fomos chamados, avançando para “águas mais profundas”, lançando suas redes. Rezemos para que o Senhor da messe envie mais operários para a sua messe, pois “a messe é grande, mas pouco são os operários”.
Sem. Alexandre Rodolfo Ap. da Costa,4º ano de Teologia