No dia 29 de setembro, cinco seminaristas de nossa diocese deram mais
um passo rumo ao presbitério da Igreja. Eles receberam os
ministérios de leitorado e acolitato. A instituição dos
ministérios aconteceu na missa vocacional, celebrada no Seminário
Diocesano Santa Teresinha, às 18h. Nesta celebração, também foram
elevadas honras a Santa Teresinha, patrona de nosso seminário, com
bênção e distribuição de rosas.
Os
seminaristas Rogério Lemes e Éverton Machado receberam o ministério
do leitorado, penúltimo antes da ordenação diaconal. Alexandre
Costa, Eduardo Santos e Luiz Gustavo Santos Teixeira receberam o
acolitato, último antes das ordenações.
“Agradecemos
as orações e amizades que, até aqui tivemos nos ajudando nesta
caminhada, rogamos a todos as graças de Deus, e pedimos, continuem
em oração por nós e nos doando a singela amizade que nos
fortalece”, afirmou Rogério Lemes, em seu perfil no facebook.
O
seminarista Alexandre explica sobre a Instituição de leitores
e acólitos, leia.
Instituição
de leitores e acólitos
Em
preparação para o sacerdócio, os seminaristas do 2º e 3º ano de
teologia, recebem os ministérios de leitor e acólito,
respectivamente, para melhor se prepararem e exercê-los por um tempo
conveniente, antes da Ordenação Presbiteral. O leitor é instituído
para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da
Palavra de Deus na assembléia litúrgica. E assim, tanto na missa
como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da
Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.
O
acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e
o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da
Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir
a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias,
pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para
adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o
Santíssimo Sacramento. Estes dois ministérios também são
confiados aos leigos. (fonte: Cerimonial dos Bispos).
São
etapas importantes na formação dos candidatos ao sacerdócio,
passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da
vocação à qual fomos chamados, avançando para “águas mais
profundas”, lançando suas redes. Rezemos para que o Senhor da
messe envie mais operários para a sua messe, pois “a messe é
grande, mas pouco são os operários”.
Sem.
Alexandre Rodolfo Ap. da Costa,4º
ano de Teologia