Hoje à noite, às 19h00, presidirei a Santa Missa na Paróquia Santo Antônio, em Joinville. Participe conosco! Vamos juntos pedir as bênçãos de Deus para podermos derrubar todos os muros que nos impedem de crescer no amor a Deus e no amor as pessoas com quem convivemos...
Evangelho do dia – Pão da vida!
Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2014 – Santos Cosme e Damião
Lucas 9,18-22
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Aconteceu que Jesus 18 estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes:“Quem diz o povo que eu sou?” 19 Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20 Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu:“O Cristo de Deus”. 21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22 E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Duas são as perguntas. Jesus, contudo, está interessado na segunda: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Portanto, temos que dar uma resposta com profundidade e convicção. Pedro, movido pelo Espírito Santo, dá a mais feliz e cabal resposta: “Tu és o Cristo de Deus”. Não podemos, em matéria de fé, perder o foco central. Fé não é encontro com uma teoria, com uma ideia. Fé é encontro com uma pessoa: Jesus Cristo. Ou cremos que Ele é o enviado do Pai para a nossa Salvação ou ficaremos num tremendo vazio de sentido. Aliás, há muitas pessoas vazias de sentido. Se formos, efetivamente, homens e mulheres movidos pelo Espírito Santo, se tivermos mesmo profundidade espiritual, que nada mais é do que profunda sintonia com Ele, haveremos de dar a mesma resposta dada por Pedro. O Espírito Santo não se contradiz nunca. E é dessa resposta que o mundo atual anda sedento. Dizer hoje, com convicção quem é Jesus, é comprometer-se totalmente com Ele. Não dá mais para retroceder. Somente por Ele seremos capazes de entregar a vida. Não basta só dizer quem Ele é para os outros. Tenho que dizer para mim mesmo quem é Jesus e, começar a viver de modo coerente.
Oração
Senhor Jesus, fonte de todo questionamento que faz crescer, interpela-me! Interpela-me com esta fundamental pergunta: “Quem sou Eu para ti”? Contudo, dá-me a graça de crescer na capacidade de responder quem És, concedendo-me os dons preciosos do Teu Santo Espírito. Dócil ao Teu Espírito, eu possa entrar cada vez mais nos mistérios do Teu amor. Minha fé seja adulta ao ponto de ser capaz de total doação de vida. Que Teus sofrimentos curem meus sofrimentos. Que a Tua rejeição pelos que se consideravam grandes, me ajude a resgatar a dignidade de tantos marginalizados. Que Tua morte seja a garantia da minha ressurreição. Que Tua ressurreição seja o meu grande motivo para lutar em defesa da vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita definição sobre quem é Jesus em tua vida. Aproveito para desejar-te um final de semana muito abençoado. Participa com amor e alegria da Eucaristia ou do Culto Dominical.
Com estima,
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.