"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Um padre permanece sacerdote “para sempre”?

O que acontece quando um padre é reduzido ao “estado laical”?

Por Franco Giovannozzi


Sempre ouvi dizer que o sacerdote “é sacerdote para sempre”. O que acontece quando um padre é reduzido, como se diz, “ao estado laical”? E quando um padre deixa a batina para se casar, permanece padre, ou deixa de ser?


Resposta do Pe. Valerio Mauro, professor de Teologia Sacramental.
A pergunta do leitor tem aquilo que na Teologia Católica se indica como caráter batismal ou sacerdotal. A reflexão teológica se desenvolve sobretudo em relação a algumas passagens bíblicas, em que se faz alusão a um selo carimbado pelo Espírito no crente: 2Cor 1,21-22; Ef 1,13; 4,30. 


A singularidade da morte e ressurreição de Jesus corresponde ao gesto batismal único, através do qual o crente é unido de uma vez por todas ao mistério da Páscoa de Cristo: fomos batizados na sua morte (Rm 6,4), e este batismo tem um valor definitivo (cf Eb 6,4-6). A ideia bíblica do selo do Espírito foi lida através do termo “caráter”, que encontramos no texto grego da carta aos Hebreus, aplicado ao Filho, caráter ou presença da substância do Pai (Eb 1,3). 



Nasce aqui a ideia do “para sempre”, que não se volta apenas para o padre, mas também para o batizado: quem é batizado é para sempre, assim como quem recebe a confirmação e quem é ordenado diácono, padre, ou bispo. Nestes sacramentos Deus age sobre as pessoas de um modo definitivo, doando à existência deles uma relação particular com Cristo e com a Igreja, que não é mais disponível à liberdade do homem. O crente pode recusá-la com a vida, mas permanecerá sempre com um selo colocado pelo Senhor em sua vida, como uma chamada irrevogável. Por isso, quem é ordenado padre permanece por toda a sua vida assim. Pela fragilidade do homem, todavia, acontecem dúvidas, frequentemente vividas com sofrimento e sincera consciência. A Igreja, então, concede suspender as obrigações que derivam do estado sacerdotal, daquela relação singular que o ministro ordinário vive com Cristo e com a Igreja. 



A suspensão mais evidente é a chamada “dispensa do celibato”, obrigação para os padres da Igreja Latina, na qual o padre que a obtém pode legitimamente se casar no rito religioso. Mas a dispensa vale também para as obrigações de um padre, previstas no direito canônico: as orações diárias da liturgia das horas, a proibição de se apresentar como candidato político, a proibição de exercer atividade de negócios, ou comerciais.



O termo usado pelo leitor é canonicamente correto: trata-se de uma “redução ao estado laical”. O padre não tem mais obrigações jurídicas que derivam do seu estado clerical. Sobram todos os deveres de cada batizado, como seguir o Evangelho de Jesus em comunhão eclesial. Nada porém, poderá anular o selo sacerdotal recebido. Eis porque a legislação canônica prevê que, em casos extremos e de necessidade, cada padre (também aqueles que foram reduzidos ao estado laical), pode absolver todos os pecados daqueles que se encontram em perigo de morte (canon 976). Creio seja o melhor exemplo para esclarecer como o caráter sacerdotal acompanha o sacerdote por toda a sua existência, por qualquer caminho que ele siga.


Fonte:http://www.aleteia.org/pt/religiao/artigo/um-padre-permanece-sacerdote-para-sempre-5897119533629440 

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.