Quarta-Feira, 15 de Outubro de 2015 – Santa Teresa de Jesus - 28ª Semana Comum
Lucas 11,42-46
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43 Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44 Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. 45 Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46 Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
“Ai de vós”, no contexto no qual Jesus fala, corresponde a maldito. É uma expressão fortíssima. Portanto, para Jesus, quem quer ser servido e não serve, é maldito. Quem quer ser honrado e não honra, é maldito. Há sempre quem deseja ocupar os primeiros lugares, também estes, na ótica de Jesus, são malditos. Infelizmente há quem não consegue ser humilde. Em geral, os que disputam os primeiros lugares são os que mais impõem pesados fardos sobre os ombros dos outros. Estas pessoas são carentes de sensibilidade. Jesus compara estas pessoas como túmulos infectados que infectam as pessoas que delas se aproximam. É a lei da tirania... Dos outros exijo tudo, de mim mesmo, nada. Amar a Deus na radicalidade é, antes de tudo, entregar a vida na pessoa do próximo. As pessoas que nos observam, conseguem realmente ver Jesus em nós, sobretudo através das nossas atitudes?
Oração
Senhor Jesus, fonte harmoniosa de humildade, ajuda-me a ser humilde e livra-me da doença de querer sempre os primeiros lugares. Que todos quantos se aproximarem de mim e observarem minhas atitudes, possam ver e sentir em mim o Teu rosto amoroso de Deus salvador. Afasta-me das contradições que escandalizam os pequeninos ou fracos na fé. Anima-me com Teu divino Espírito para que eu seja cada vez mais testemunha qualificada da Tua ação no mundo. Arranca do meu coração tudo aquilo que não me deixa ser pessoa da verdade, do testemunho, do amor, da comunhão e do compromisso afetivo e efetivo na defesa da vida. Meu coração esteja cada vez mais anelado ao Teu divino coração para conseguir, com a Tua graça, ser sempre considerado(a) bendito(a). Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito exercício de humildade.
Aceita meu abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco