Evangelho do dia – Pão da vida!
Terça-Feira, 14 de Outubro de 2014 – São Calisto I
Lucas 11,37-41
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 37 enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38 O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39 O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40 Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41 Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Há pessoas que perdem um tempo enorme com coisas que não tem sentido algum para a própria vida. Não alcançam nunca a profundidade das coisas. Vivem sem foco e gostam de aparecer... Como sabemos, mudar o exterior é muito mais fácil do que mudar-nos por dentro. Mudança interior exige conversão radical. Não e fácil! Há pessoas lindas por fora. Dentro, contudo, é um desastre... Carecem do essencial. Quem não tem limpeza interna está pronto(a) para qualquer maldade. São pessoas insensatas, isto é, insanas, sem juízo. Estas pessoas acabam por perder a sensibilidade. Quem perdeu a sensibilidade não sente mais prazer na arte da solidariedade. Detestam compartilhar o que possuem. Vivem na mesquinhez. Será sempre a pureza interior que agradará a Deus. A Deus não caberá nunca o faz de conta. Ele nos quer autênticos por dentro e nas atitudes externas... Deus não nos quer escravos de ritualismos doentios. Ele nos quer livres para amar e para fazer o bem a quem necessita: “Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.
Oração
Senhor Jesus, fonte genuína de toda pureza, ensina-nos a sermos puros no olhar, no ouvir, no pensar, no dizer e no agir. Livra-nos da desgraça de querermos viver de aparências e agarrados em coisas superficiais e transitórias. Afasta de nós toda atitude de mesquinhez. Educa-nos para a solidariedade autêntica que nos faz feliz em poder compartilhar o que temos e o que somos. Defende-nos das “boas intenções” e faze-nos mais ágeis em fazer o bem. Livra-nos de sermos vazios do essencial que és Tu, Jesus, que se manifesta no rosto dos mais necessitados. Convence-nos da necessidade de sermos mais limpos por dentro para sermos reflexos do Teu amor que transforma. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita caridade para com os mais necessitados.
Aceita meu abraço e minhas preces.