No terceiro domingo do Advento a Igreja Católica no Brasil nos
traz mais uma “campanha de Evangelização”. Ela se destina a despertar em todos a
corresponsabilidade na missão evangelizadora da Igreja em nosso país.
Diante da missão a Igreja encontra sua razão de ser. A
capacidade de evangelizar revela a autenticidade da Igreja. A Igreja verdadeira
é aquela que consegue evangelizar. Os desafios da evangelização são ao mesmo
tempo dificuldades, e oportunidades para a realização da Igreja.
Colocada no contexto do Advento,
esta campanha nos permite constatar a importância da Evangelização. Sem ela, o
Evangelho fica estéril, como semente armazenada no celeiro. Por mais que seja
fecunda, se não é lançada ao solo, a semente continua preciosa, mas não
desabrocha a vida que traz como potencialidade.
Assim o Evangelho. Por mais que ele
seja um tesouro, se não for lançado no coração das pessoas, e no seio da
sociedade, ele permanece estéril, aguardando a interação provocada pelo
processo de fecundação que a Evangelização faz acontecer.
O tempo de Natal mostra bem a
relação entre Evangelho e Evangelização. O Evangelho é o fato, o acontecimento,
o nascimento do Salvador. A Evangelização é a divulgação do fato, que suscita o
alvoroço dos pastores que estavam por perto e o longo peregrinar dos magos que
vinham de longe. A Evangelização é o Evangelho em ação, no dinamismo de sua
mensagem.
O tema deste ano é “Cristo é a nossa paz” (Ef 2,14). A paz é
também tema apropriado para o tempo litúrgico do Advento, em ocorre a maior
parte da Campanha da Evangelização. Os textos bíblicos do Advento são
perpassados pela expectativa Daquele que nos traz a paz: quer em seu nome -
Príncipe da Paz (Is 9,6).
No período, entre pessoas, famílias e na sociedade em geral,
percebe-se um clima mais amistoso e de confraternização que apontam para a paz,
um anseio de todos, dado o atual contexto.
Não acontece o Evangelho sem a Evangelização. Assim, a Igreja é
chamada a testemunhar o Jesus Cristo
na vida de todas as pessoas, evangelizando em todos os recantos de nosso país. Portanto,
não conservemos escondida a riqueza do Evangelho, e façamos com que esta
evangelização aconteça em nossa realidade eclesial.
É preciso abrir sempre mais os caminhos da Evangelização é hoje
o desafio da nossa Igreja. Esta campanha, iniciada em boa hora, traz em seu
bojo um objetivo bem maior do que angariar recursos financeiros.
Ela aponta a urgência de encontrar a maneira adequada de desencadear
um novo processo de Evangelização, que coloque em ação o Evangelho confiado à
Igreja.
E’ pela Evangelização que o Evangelho revela sua eficácia
transformadora, e a Igreja realiza sua vocação e cumpre sua missão.
Neste terceiro domingo do advento faça sua parte: doe pelo bem
da evangelização em nosso país.
ORAÇÃO:
Pai Santo, quisestes que a vossa Igreja fosse no mundo fonte de
salvação para todas as nações, a fim de que a obra do Cristo que vem continue
até o fim dos tempos. Aumentai em nós o ardor da evangelização, derramando o
Espírito prometido, e fazei brotar em nossos corações a resposta da fé. Por
Cristo, nosso Senhor. Amém.
COLETA: No terceiro domingo do advento, dia 14 de dezembro de 2014,
as comunidades são convidadas a promoverem generosa coleta para a sustentação
das obras de evangelização da Igreja Católica. Com sua doação, multiplique as
ações de graças a Deus (cf. 2Cor 9,12).
Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira
Pres. Sub-Região Campinas CNBB/Sul 1
